Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos Conectados a Rede Elétrica em Consumidores do Grupo Tarifário A

O presente curso é dividido em três etapas, sendo elas:

Primeira Etapa: Princípios da Conversão fotovoltaicas e as principais tecnologias no mercado atual: Tratará dos princípios básicos da irradiação solar e da conversão fotovoltaica de energia, bem como das principais tecnologias de módulos FV existentes hoje no mercado e terá duração de 4 hrs aula.

Segunda Etapa: Dimensionamento do sistema com base no consumo: Abordará os elementos básicos de uma instalação fotovoltaica conectada à rede elétrica e o seu dimensionamento considerando a o consumo de energia elétrica do consumidor e o espaço físico disponível para a instalação para sistemas conectados em média tensão. Terá ao todo 10 hrs de duração.

Terceira Etapa: Análise de viabilidade: Abordará brevemente a legislação que embasa o processo de compensação da energia elétrica gerada e analisará casos projetados na seção anterior quanto a sua viabilidade econômica, considerando taxa interna de retorno, valor presente líquido e tempo de payback para sistemas conectados em média tensão. Terá duração total de 6 hrs.