Sobre

E se pudéssemos viver em um mundo cada vez mais sustentável? As energias renováveis têm o potencial para atender à crescente demanda de energia elétrica no globo. Entre as fontes renováveis de energia, a solar fotovoltaica vem se destacando devido a sua abundância, versatilidade e crescentes incentivos governamentais. Estudos mostram que até 2050, a energia solar fotovoltaica será capaz de suprir metade da demanda energética mundial.

Entretanto, mesmo com o aumento do número de conexões à rede nos últimos anos, o Brasil ainda carece muito na popularização desse tipo de tecnologia. E é com esse objetivo que surge o projeto Fotovoltaica

Surgimento

Nascido em meados de 2016, o projeto visou inicialmente a implementação de uma pequena planta fotovoltaica nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(IFRS) - Campus Farroupilha . Pertencente ao Grupo de Pesquisa Aplicada em Energias renováveis da mesma instituição e coordenado por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, o projeto visa a pesquisa avançada em vários fatores concernentes à geração de energia, viabilidade econômica e desempenho desse tipo de sistema.

Do Sistema

O projeto conta com duas principais configurações de módulos fotovoltaicos. O primeiro sistema é um sistema fixo, instalado a uma angulação de 29 graus com o plano horizontal, e faceado ao Norte. Os módulos estão conectados à rede de energia (Tie-Grid) e a energia gerada pelos painéis são injetadas na rede elétrica.

O segundo módulo é montado sobre um sistema de rastreamento solar (Solar-Tracker). Esse tipo de configuração permite com que a face plana do módulo esteja sempre voltada ao sol, seguindo sua trajetória aparente ao longo do dia, e garantindo assim um aumento de produtividade na geração de energia. Mas de quanto é esse incremento? Ou melhor, qual o ganho real de produtividade através do uso dos seguidores solares frente a módulos fixos para a nossa região?

Da aquisição de dados

Visando responder essas questões que o projeto conta também com um Sistema wireless de aquisição de dados com armazenamento em nuvem aplicado ao monitoramento de plantas fotovoltaicas. Esse sistema basicamente possui hardware e software desenvolvidos para adquirir dados de tensão, corrente, temperatura e irradiância de ambas as configurações de módulos.

Os dados são coletados pelo Arduino e sensores desenvolvidos, são transmitidos via Wi-Fi e armazenados em um banco de dados hospedado num servidor interno. Esses dados são exibidos de forma gráfica neste Website, fornecendo informações em tempo real além de dados relevantes sobre a energia produzida no sistema.

Confira isso tudo na aba Dados.