Meninas nas Ciências - Praticando Ciências no 9º ano
Delma Tania Bertholdo, Graciele Rosa Da Costa Soares
Médio - Técnico / Extensão

A maioria dos ingressantes nos cursos técnicos e superiores do IFRS Campus Farroupilha é do gênero masculino, fato este atribuído aos cursos voltarem-se para as áreas exatas. A situação é similar em outras regiões do Brasil. Questiona-se, assim, os motivos para os quais as meninas não ingressam na área tecnológica embora tenham essa possibilidade, já que no último relatório do PISA (INEP/PISA, 2016), a pontuação das meninas em ciências seja similar a dos meninos. Em que momento as meninas se distanciam da Ciências como opção de formação? O primeiro contato metodológico com as Ciências se dá no 9º ano do ensino fundamental. Aqui, o conteúdo de Ciências aborda formalmente os conceitos básicos de química e física e normalmente é ministrado por professores com formação em Ciências Biológicas, muitas vezes comprometendo a abordagem de alguns conceitos. Além disso, muitas escolas do município não possuem laboratórios específicos para a realização de experiências e práticas educativas que possibilitem estimular no aluno do ensino fundamental o gosto pelas Ciências. O Instituto Federal não atende o público do ensino fundamental mas dispõe de espaço adequado e seguro para a prática de diversas experiências envolvendo as ciências, além de um corpo técnico e docente qualificado e atento às necessidades da comunidade, buscando constante interação com a sociedade. Não há conhecimento em nossa região acerca de programa específico que fomente o ingresso feminino nas carreiras que envolvam ciências ainda no nível fundamental. Neste inédito projeto de extensão, selecionou-se 30 alunas do 9º ano de diversas escolas da rede pública de Ensino Fundamental de Farroupilha para 12 encontros quinzenais, de duas horas cada, com início em março e término em novembro. Nesses encontros são realizadas práticas de ciências, engenharia e tecnologia em ambientes específicos. O principal objetivo é apresentar diferentes visões e aplicações das Ciências para a construção do conhecimento científico de modo que essas jovens vejam a área das ciências e tecnologia como alternativa ao seu futuro profissional, com o comprometimento de levar essas opções para outras meninas de suas escolas. O projeto ainda está em andamento e das 30 meninas selecionadas em março, 22 permanecem voluntariamente no programa e demonstram cada vez mais interesse a cada novo encontro temático. Das meninas desistentes, os motivos foram desde dificuldades financeiras para seus deslocamentos ao IFRS e início de trabalho remunerado no contraturno escolar.

Ciências Exatas, Meninas, Educação.