Unidade de ensino Potencialmente Significativa no Ensino de Geometria Analítica
Rafaela Regina Fabro
Pós Graduação / Ensino

Esse artigo apresenta uma proposta de pesquisa elaborada durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, com o objetivo de construir uma dinâmica para a aprendizagem significativa de Geometria Analítica. Com a mesma, buscamos relacionar a geometria e a álgebra, através de diferentes atividades utilizando-se do GPS para a localização de pontos e relacionando com o plano cartesiano, calculando a distância entre pontos representados em escala e através da triangularização de circunferências determinar a localização específica de uma determinada pessoa conforme o funcionamento do GPS, visando à construção de conceitos que sejam significativos para o estudante. A proposta possui embasamento teórico em Ausubel (2003) e Moreira (2011b) que sugerem que o estudante deve ser o condutor de sua aprendizagem, capaz de desenvolver o próprio conhecimento e tendo o educador como um mediador do processo. A proposta trabalhará com um Material Potencialmente Significativo pré-elaborado pela docente, a fim de conduzir o processo de construção do conhecimento, com atividades que envolvam utilização de softwares matemáticos, localizações através do GPS e uso de materiais manipulativos. Uma unidade de ensino potencialmente significativa pode ser definida como uma sequência fundamentada teoricamente, voltada para a aprendizagem significativa e que objetiva a apresentação de conteúdos, seguindo uma série de etapas podendo estimular a pesquisa aplicada em Ensino. Pretendemos, através de uma pesquisa qualitativa investigar as possíveis contribuições significativas na utilização destes recursos, procurando também avaliar possibilidades, desafios e limitações na sua utilização.

Aprendizagem Significativa, Geometria Analítica, Recursos tecnológicos, Unidade de ensino potencialmente significativa..