Desvendando estratégias de estudos no Ensino Médio Integrado do IFRS – Campus Caxias do Sul
Lisiane Trevisan, Milena dos Santos Almeida, Bruna Bastian da Costa, João Victor Santos da Silva, Camila Siqueira Rodrigues Pell
Médio - Técnico / Ensino

Os aspectos que interferem na aprendizagem dos estudantes que chegam ao Ensino Médio são muitos, dentre eles, a adaptação a uma nova rotina, fatores cognitivos, psicológicos e situações de vulnerabilidade socioeconômica, além de ser uma geração que passa por mudanças socioculturais. No IFRS-Campus Caxias do Sul, o projeto de ensino “Desvendando Estratégias de Estudos no Ensino Médio” surgiu da necessidade identificada pela busca espontânea dos estudantes e encaminhamento dos professores a Coordenadoria de Assistência Estudantil para realizar intervenções mais sistematizadas, coletivas e preventivas em relação às dificuldades encontradas para se organizar, estudar e ter um melhor êxito na aprendizagem. O público alvo da ação são calouros e/ou estudantes em acompanhamento pedagógico contínuo no ano anterior. Desse modo, o projeto tem como objetivo principal promover estratégias de estudos diversificados por meio de técnicas pedagógicas e psicológicas a fim de possibilitar maior êxito na aprendizagem e melhor organização dos estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio Integrado do Campus Caxias do Sul, bem como praticá-las ao longo da trajetória escolar. O projeto foi ofertado em forma de convite para as turmas, sendo que os encontros serão no total doze e acontecem quinzenalmente no turno inverso da aula, foram disponibilizadas trinta vagas por turno. Como metodologia, estão sendo utilizados vídeos, apresentações de slides, aplicação de testes, dinâmicas com os grupos e relatos de experiências de estudantes do campus. Mesmo que ainda parcialmente, pois ocorreram oito encontros até o momento, por meio da pesquisa quantitativa e qualitativa que permite fazer um cruzamento de conclusões de modo a ter maior confiança, aplicou-se um questionário com perguntas de múltipla escolha e dissertativas para verificar de que maneira os participantes percebem sua rotina escolar antes e depois da participação no projeto. Após análises das respostas, como resultados parciais, dos encontros que foram realizados até o momento, verificou-se que 94,3% dos participantes acreditam que o projeto contribui de alguma forma em sua vida escolar, segundo eles no aspecto organização, adquiriram modos diferentes de estudar (utilização de resumos e mapas mentais) e maior preparo para as provas, também puderam se conhecer melhor e como lidar com os sentimentos que surgem. Concluiu-se também que 85,4% dos participantes, no aspecto socialização, conheceram pessoas de outros cursos e fizeram novas amizades. Já no aspecto rendimento escolar houve progresso para alguns participantes. O projeto encontra-se na reta final e apenas 60% continuam vindo, 32% comparecem às vezes e 8% desistiram, pois precisam se dedicar mais aos estudos e outros por motivos particulares. Como sugestões os participantes gostariam que o projeto tivesse menos pessoas, pois ficam mais à vontade de falar e contribuir e que continue a participação dos estudantes que estão finalizando o curso.

Estratégias, Estudo, Aprendizagem.