O Projeto de Orientação Profissional como instrumento na escolha da profissão do jovem
Jocianne Giacomuzzi Pires
Pós Graduação / Ensino

O momento da escolha profissional desperta várias dúvidas e inseguranças para o sujeito que escolhe. Isso acontece, principalmente, por esta escolha acontecer na juventude, período de grandes conflitos e incertezas do ciclo vital. Partindo desta constatação, a Orientação Profissional é considerada uma intervenção, que se dá através de um processo e com o objetivo de instrumentalizar as pessoas a fazerem escolhas conscientes e autônomas, quanto a sua identidade profissional. Para se ter sucesso no processo, alguns aspectos devem ser considerados, como: a compreensão em relação à realidade sociocultural e econômica dos participantes e a finalidade do processo de orientação, que visa além de informar sobre carreiras profissionais, trabalhar aspectos referentes ao autoconhecimento e a questão da escolha em si, considerando o mercado de trabalho. Em virtude desta demanda dos jovens, sobretudo, concluintes do Ensino Médio, o presente Projeto de Orientação Profissional começou a ser desenvolvido no IFRS, no ano de 2014. Iniciou-se no campus Farroupilha, como projeto de extensão, atendendo tanto o público interno, quanto externo. Hoje, o projeto segue no campus Caxias do Sul, na modalidade de projeto de ensino, tendo como público-alvo estudantes do 4º ano dos Cursos Técnicos Integrados aos Ensino Médio. O objetivo principal do projeto é orientar os indivíduos quanto a sua escolha profissional. Além disso, visa promover o autoconhecimento dos sujeitos e a reflexão em relação ao mundo do trabalho e auxiliar na diminuição de evasão da instituição, através de uma escolha profissional mais assertiva dos alunos. Para atingir os objetivos propostos pelo projeto, no processo de orientação profissional, realizam-se quatro encontros semanais, de duas horas de duração, em grupo. Nos encontros são realizadas atividades de autopercepção, a fim do participante refletir sobre si mesmo, suas habilidades e preferências, e atividades para o conhecimento do mundo do trabalho. Como ferramentas são utilizadas dinâmicas de grupo, inventários e a aplicação de testes psicológicos (EMEP, IFP e AIP). Ao final, é realizado um encontro individual com cada participante, para a devolutiva do processo e reflexão sobre a escolha a ser feita. Até o momento, foram atendidos cerca de 80 estudantes. Percebe-se que o processo auxilia os alunos em relação ao desenvolvimento da autopercepção, promovendo escolhas profissionais mais conscientes, além de incentivar o contato com os profissionais das diferentes áreas. Em contrapartida, nem todos os jovens conseguem ao final do projeto realizar a escolha, normalmente, por necessitarem de mais tempo para realizar reflexões propostas. Desta forma, pelo processo de Orientação Profissional é promovido o autoconhecimento dos sujeitos, bem como o direcionamento em relação aos seus projetos de vida. Pode-se dizer que o projeto contribui, além da orientação profissional, para a promoção da saúde mental dos estudantes.

Orientação profissional, Autoconhecimento, Mundo do trabalho, Escolha profissional.