Linha em miniatura de Separação de Peças Automatizada com Sistema de Segurança
Bruna Thomaz, Daniela Zanchet Donida, Ivan Jorge Gabe
Graduação / Ensino

A integralização das disciplinas ofertada pelo curso de engenharia de controle e automação possui como premissa o desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico do aluno em resolução de problemas, considerados simples e do cotidiano de um engenheiro. Por vezes, os alunos não possuem contato com a realidade industrial e também não contam com nenhum tipo de equipamento ou programa que simule esta realidade. Pensando em criar esta interação entre aluno e máquina, o objetivo deste projeto é desenvolver uma linha de separação de peças automatizada em miniatura, com sistema de segurança, de baixo custo e para fins didáticos, visando a simulação da vivência industrial e resolução de problemas de uma pequena planta industrial. Esta contará com dois braços robóticos que permitam a separação de pequenas peças de diferentes cores, fazendo uso da plataforma open-source arduino e um controlador lógico programável. Para a movimentação das peças se utilizará uma esteira, facilitando a separação e sincronização do programa da linha de separação de peças com o programa do sistema de segurança. A linha de produção será composta por dois braços robóticos, um sensor de cor, uma esteira, dois depósitos para as peças retiradas da esteira e sensoriamento infravermelho para a segurança. O funcionamento da linha de separação de peças automatizada se dará da seguinte forma: as peças são posicionadas em uma fileira sobre a esteira, o sensor identifica a cor da peça e aciona o braço robótico responsável pela retirada da peça da cor identificada. Estas serão carregadas até o seu respectivo depósito. Já o sistema de segurança funciona de modo que qualquer invasão detectada pelos sensores infravermelhos na área da linha de separação de peças suspende a alimentação de todo o sistema e aciona um sinalizador. O processo retorna ao ponto que havia parado após um botão de reset ser pressionado indicando que a área está livre de invasões. Alguns testes iniciais já estão sendo realizados para a detecção de possíveis erros e se for necessário realizar melhorias nos programas, tornando-os mais flexíveis. Algumas empresas utilizam a linha de produção miniaturizada para uma melhor visualização do layout e para aprimoramentos do processo. Outro propósito das empresas ao utilizar essas linhas de produção é que os empregados tenham uma visão global dos processos produtivos e da qualidade dos produtos.

Separação de peças, Braço robótico, Sistema de segurança.