IFTorrent: Compartilhando Arquivos e Ideias
Leonardo Bortolini, Rafael Vieira Coelho, Gabriel Müller, Eduardo Toffolo, Garrenlus De Souza, Guilherme Giordani
Médio - Técnico / Ensino

O IFRS Campus Farroupilha atualmente não tem uma forma eficaz de divulgação institucional perante a comunidade. Sendo assim, este projeto visa o desenvolvimento de um sistema P2P (Peer-to-Peer), chamado IFTorrent, para compartilhar tanto dados institucionais públicos (portarias, editais, etc.) quanto conteúdos didáticos junto à comunidade acadêmica. O atual software utilizado pelo Campus por docentes para disponibilização de conteúdo apresenta uma série de limitações, como por exemplo, o tamanho limite de upload de arquivos. O projeto é composto por uma equipe de dois alunos bolsistas, quatro alunos voluntários, dois técnicos administrativos e um docente. Os discentes envolvidos no projeto tem a oportunidade de trabalhar com tecnologias não vistas durante o curso e aprender metodologias ágeis de desenvolvimento em equipe. Foram realizados os seguintes estudos: (1) aspectos avançados sobre Java (linguagem definida como principal ferramenta para o desenvolvimento da aplicação); (2) SQL (Structured Query Language) para o desenvolvimento do banco de dados (informações dos usuários obtidas do LDAP instalado no servidor do Campus); (3) redes P2P (arquitetura de comunicação de computadores selecionada); (4) linguagem de estilização em forma de cascata CSS (aspectos visuais da aplicação); (5) JavaFX (biblioteca utilizada para desenvolver interfaces de aplicações através de arquivos XML); e (6) linguagens web(HTML, PHP e Framework CodeIgniter). Para o gerenciamento das tarefas realizadas pelos membros da equipe por parte do orientador, utiliza-se uma planilha eletrônica na qual são definidos o encarregado, a descrição da atividade, o tipo (estudo, implementação, melhoria, erro), o tempo estimado para a sua conclusão e o seu estado atual (não iniciada, em andamento ou concluída). A cada duas semanas, é realizada uma reunião com todos os membros para apresentar os resultados obtidos no ciclo quinzenal. Além disso, novas tarefas são atribuidas para a equipe. Foi redigido um documento com os padrões de implementação que todos devem seguir. Semanalmente, duplas de integrantes fazem uma revisão de todos os códigos novos submetidos ao projeto e caso algum deles não esteja nesse padrão, uma tarefa de erro é criado para que o autor resolva o problema (o gerenciamento de erros é realizado no software Bugzilla). Até o presente momento, foram concluídas 222 tarefas, as quais incluem a criação de 10 componentes gráficos, 95 pesquisas teóricas sobre os conteúdos necessários, 57 implementações de estruturas auxiliares (coleções, sockets, criptografia, manipulação de texto e de arquivos, acesso a banco de dados e página web) e 60 erros resolvidos.

P2P, Redes de Computadores, Compartilhamento de Arquivos.