Bancada didática para controle de velocidade de motor DC em malha fechada
Wilson Nunez, Ivan Jorge Gabe
Graduação / Ensino

O motor DC foi criado em 1832 por William Sturgeon, e ao longo dos anos foi aprimorado por vários estudiosos. Em 1837 Thomas Devenport, recebeu a patente do motor DC nos Estados Unidos, desde então os motores de corrente DC vem sendo utilizados na indústria e em produtos eletrônicos. Após a invenção dos inversores de frequência o motor DC veio caindo em desuso em aplicações de grande porte. Entretanto nas aplicações, como em máquinas de solda, robótica, indústria automotiva e eletroeletrônicos em geral, é o mais utilizado. Por causa de sua ampla gama de utilizações e a necessidade de um controle preciso de velocidade e torque, foi escolhido o motor DC para desenvolver este trabalho dentro da disciplina de projeto integrador do curso de engenharia de controle e automação. O trabalho tem como objetivo desenvolver uma bancada didática de controle de velocidade de um motor DC em malha fechada com uma interface no software matlab via USB, a fim de permitir a visualização prática de sinais durante o processo de controle. O trabalho integra conhecimentos da área de processadores, comunicação de dados e eletrônica. No Arduíno será inserido um valor de velocidade via teclado e o Arduíno fará a conversão para tensão enviando um sinal em PWM para a ponte H, a qual amplifica o sinal que será enviado para o motor, no motor será acoplado um disco ranhurado que será utilizado para monitorar a rotação do motor através da leitura dos pulsos, os quais serão realimentados ao Arduíno, assim o mesmo poderá comparar os valores inseridos com os lidos pelo encoder e se necessário procederá a corrigir possíveis erros, aumentando ou diminuindo a velocidade do motor a fim de manter a velocidade inserida constante. A interface com o matlab, permite que os dados obtidos sejam analisados em tempo real, aprimorando assim a interface gráfica e a didática no ensino de sistemas de controle. O projeto foi idealizado para integrar conhecimentos adquiridos ao longo do curso e para confeccionar uma bancada didática que proporcionara aos futuros alunos de modelagem matemática uma forma mais consistente de visualizar a matéria aprendida. Os componentes foram adquiridos, o layout da bancada está em fase de definição. Cada item está sendo testado separadamente parametrização para adequada de cada componente, a fim de otimizar a visualização didática da bancada.

controle de velocidade, Motor DC, Arduino, ponte H.