Detalhes do Trabalho
Título do Trabalho
ComunicAção: do campus para a comunidade - utilizando programas de áudio e vídeo como ferramenta de divulgação de conteúdos didático-pedagógicos
Autor(es)
Mariéli Lapinski, Bruno Serra Acosta, Gabriela Silva Morél de Oliveira
Nível / Modalidade
Médio - Técnico / Extensão
Resumo

Falar de comunicação pode parecer bem simples para a maioria das pessoas, muitos acreditam que ela se resume em manter as pessoas informadas, afinal informação é um sinônimo de comunicação, mas é muito mais que isso. Comunicação é um processo que visa transformar, fazer com que a informação faça sentido para o receptor, traga novos conhecimentos e o faça encarar a vida com um novo olhar. O projeto 'ComunicaAção: do campus para a comunidade' que teve início do ano de 2016, visa levar para além dos muros da instituição os conhecimentos produzidos dentro do IFRS - Campus Osório pelas áreas de ensino, pesquisa e extensão, bem como as ações realizadas pelos diversos setores e núcleos, além de proporcionar novos conhecimentos e experiências aos alunos da instituição. O objetivo é mais do que apenas tornar público, mas sim, criar e solidificar novos canais de divulgação, que se mostram mais atrativos e de fácil acesso pela população em geral. Para isso, o projeto é composto por uma equipe envolvendo técnicos e bolsistas, que produzem diferentes programas de áudio e vídeo que trazem assuntos variados, desde acontecimentos e informações sobre atividades realizadas no campus, até curiosidades e entretenimento relacionados ao cinema e literatura como o “De olho na tela” e “Marca pagina” que assim como o programa de noticias chamado “Campus Osório noticias” são apresentados por bolsistas, alunas da instituição, o que reforça ainda mais a representatividade e a identificação da comunidade interna frente a instituição ao mesmo passo em que os mesmos cumprem o seu papel perante o público externo. Esses programas contam com tradução em libras e são divulgados em diferentes meios, o que facilita o acesso ao público, assim, tem contribuído para o aumento da visibilidade do Campus Osório e, consequentemente, reforçado de forma positiva a imagem e a reputação da instituição. Na prática, o projeto tende a dissipar conhecimento e gerar retorno, o que tem se concretizado no aumento do número de alunos regulares em atividades de ensino, da presença de público nas atividades de extensão, assim como, em parcerias para pesquisas e ações administrativas. É possível considerar o projeto 'ComunicAção: do campus para a comunidade' como uma ferramenta estratégica, que contribui para a valorização do tripé: extensão-ensino-pesquisa na instituição e para que sejam cumpridos os objetivos institucionais de formação não só de alunos preparados para o mercado de trabalho, mas também de pessoas com objetivos de vida.

Palavras-Chave
Comunicação, Ferramenta estratégica, Visibilidade, Canais de divulgação.