Um caso de aplicação de conhecimentos adquiridos em Álgebra Linear em Robótica
Mateus Simão Alves, Juliana Menegotto
Graduação / Ensino

Normalmente as disciplinas dos primeiros semestres, tais como, Álgebra Linear e Geometria Analítica, ofertadas nos cursos de engenharias, são disciplinas que apresentam um forte caráter teórico, deixando os alunos intrigados sobre como e onde poderão aplicar tais conhecimentos. Levando em consideração que a exploração espacial é relativamente difícil de serem feitas pelo docente de engenharia e buscando uma maior união entre teoria e prática, procurou-se sondar informalmente, professores dos cursos de engenharias do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Farroupilha, os quais utilizam o referencial teórico da Álgebra Linear em suas disciplinas. A partir destes apontamentos, foi selecionado a disciplina, o conteúdo e sua respectiva aplicação. O presente projeto de ensino tem como objetivo produzir uma apostila que relacione a teoria estudada em Álgebra Linear com a sua aplicação, abordada na disciplina de Robótica, para posteriormente, apresentar este estudo, na disciplina de Álgebra Linear. Com o projeto em andamento, a abordagem teórica da apostila se encontra concluída. Atualmente estão sendo verificados a rotação de corpos e vetores com o auxílio dos softwares Matlab e Rokisim e pretende-se fazer a implementação de algoritmos em Matlab, para rotacionar e transladar os mesmos. Estes recursos estão prontos e apenas são utilizados no software Rokisim. O Matlab tem este diferencial de possibilitar a programação e a constatação da rotação e movimentação dos corpos, contribuindo com a disciplina de Algoritmos e Programação. Espera-se que este estudo contribua na formação de cada docente do curso de Engenharia de Controle e Automação, para que o mesmo, relacione conhecimento teórico com a sua formação técnica. Futuramente, também buscar-se-á fazer a aplicação de conhecimentos adquiridos em Álgebra Linear e Geometria Analítica com as disciplinas ofertadas no curso de Engenharia Mecânica.

Álgebra Linear, Robótica, Exploração Espacial, Matrizes de Rotação.