Música na escola: do IFRS à comunidade
Danieli Mützenberg Mutzenberg, Zelmar Dalavequia Junior, Camila Angela Mugnol, Nicholas Fonseca
Médio - Técnico / Extensão

O projeto de Extensão Música na Escola: do IFRS à Comunidade busca integrar alunos matriculados e egressos, bem como servidores, que possuam interesse pela música em geral. O projeto deu origem à banda do IFRS - Campus Farroupilha, de nome EntreTantos, com o objetivo de compor canções autorais coletivamente, com temáticas voltadas para a reflexão sobre a sociedade atual e a cidadania, fomentando o pensamento crítico. A ação, que conta com fomento do Programa de Auxílio Institucional de Extensão, neste formato é inédito no campus. A meta, que está sendo alcançada, é compor e apresentar cinco músicas autorais para escolas e eventos públicos gratuitos da cidade de Farroupilha e também em eventos culturais do IFRS e de Extensão. O projeto integra os participantes no meio musical e cultural, contribuindo para sua formação crítica e artística. Aproveita o conhecimento e experiência – tanto na instrumentação, quanto na escrita – de cada membro do grupo musical para uma banda diversificada. Suas atividades têm sido realizadas nas terças e quartas-feiras, das 17h às 21h e é nesses horários que as músicas autorais têm tomado forma, com a dedicação dos envolvidos para gerar significado e encantamento. Atualmente, o projeto segue aberto a novos membros e conta com três bolsistas, três servidores e três estudantes voluntários que, com o coordenador, trabalham na criação e harmonização das músicas. Todas as atividades realizadas foram feitas em conjunto, contando com a colaboração de todos, visando alcançar o público-alvo –prioritariamente o público jovem. As músicas compostas intitulam-se: O Medo, o Esquecimento e a Cicatriz; Muro Paradoxal; Apenas um Rótulo; Mudar o Mundo. A quinta música encontra-se em fase de composição. A ideia é que o projeto não se encerre em 2017, mas siga ativo para os próximos anos e amplie a ação para um programa de Extensão. Percebe-se, nesta etapa parcial do projeto, que a meta musical está em conclusão. As apresentações em escolas estaduais do município encontram-se em tratativas, embora os convites por parte da banda tenham sido bem recebidos, percebe-se dificuldades para o fechamento da agenda. Quanto a utilização do fomento, ainda aguarda-se a verba para ser usada em itens de divulgação e auxílio do projeto.

Música, Autoral, Cultura, Integração.