Distribuição de probabilidade no valor da incerteza de medição para a escala de dureza Brinell
Julia Perin, Daniel Antonio Kapper Fabricio, Lisiane Trevisan
Graduação / Pesquisa

Quando se deseja conhecer as características de um componente metálico ou de qualquer outro material é possível observar uma pequena variação de resultados, mesmo que a medição seja feita com o mesmo material. Quando o procedimento é realizado mais de uma vez, só pelo fato de ser realizado em instantes de tempo diferentes, ocorre certa variação nos valores medidos. Essa variação gera uma faixa de valores possíveis, caracterizando uma incerteza na medição. O conhecimento das características do material tem grande importância quando se faz necessário escolher o material mais adequado para uma determinada aplicação. Uma característica importante do material é a sua dureza, que, dentre outras formas, pode ser medida através da escala Brinell. O artigo desenvolvido tem por objetivo analisar a incerteza de medição dos valores obtidos no ensaio de dureza considerando a distribuição de probabilidade de cada fator e como este influencia na incerteza dos resultados obtidos nos ensaios. Algumas fontes como desvio padrão, erro na leitura, erro devido a variações de temperatura, contribuem para a incerteza dos valores mensurados. Cada variável de incerteza apresenta um comportamento estatístico distinto, que pode apresentar uma distribuição de probabilidade normal, retangular ou triangular. Associando esses comportamentos observa-se um resultado distinto de incerteza, que deve ser avaliado estatisticamente. Para trabalhar com essas avaliações foi escolhido, dentre outros métodos, o Método de Monte Carlo. Esse método opera com uma amostragem aleatória, sendo assim desnecessária a modelagem do sistema por equações diferenciais. A possibilidade de comportamento de cada distribuição de probabilidade dos valores de ensaio de dureza será avaliada com o auxílio do Crystal Ball®, um suplemento da planilha eletrônica Microsoft Excel®. Para cada tipo de distribuição de probabilidade estipuladas inicialmente esperam-se, como resultados, diferentes valores de incerteza para o ensaio de Brinell. Pode-se constatar que as distribuições de probabilidade das fontes de incerteza alteram o valor da incerteza de medição dos resultados do ensaio de dureza.

Ensaio de Brinell, Incerteza de medição, Método de Monte Carlo, Distribuição de probabilidades.