Os Festejos Farroupilha como manifestação da cultura e da solidariedade através do DTG Raízes da Cultura
Eloisa Rebelatto, Graciele Rosa Da Costa Soares, Vanda Cristina Basso, Giacomo Gai Soares
Médio - Técnico / Extensão

O Tradicionalismo surge no Rio Grande do Sul de forma simples, do desejo de estudantes que queriam resgatar valores e as coisas simples e puras do nosso Rio Grande e através do Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos criam o Departamento de Tradições Gaúchas. Revivemos esta história, e junto ao Grêmio Estudantil e ao Diretório Acadêmico do IFRS Campus Farroupilha cria-se o Departamento de Tradições Gaúchas Raízes da Cultura. A história se repete, os jovens de hoje tem o mesmo entusiasmo que os jovens estudantes de 1947. Naquele ano, liderados por João Carlos Paixão Côrtes, iniciaram um grande movimento a partir da retirada de uma centelha do fogo simbólico. Esta iniciativa gerou um ato que persiste até nossos dias e deixou como legado a fundação de milhares de entidades tradicionalistas e o surgimento da nossa Semana Farroupilha. Os Festejos Farroupilha evidenciam o maior feito dos Gaúchos: a própria Revolução Farroupilha que nos deixou os ideais de liberdade, igualdade e humanidade os quais ainda defendemos. A partir disso, o DTG Raízes da Cultura indagou-se sobre a possibilidade de aliar os Festejos Farroupilha ao seu papel social diante da comunidade acadêmica e Farroupilhense. Desta forma, o Raízes da Cultura realizou os Festejos Farroupilha do IFRS Campus Farroupilha a fim de promover no ambiente escolar a valorização dos costumes próprios do nosso Estado através da integração da comunidade acadêmica incentivando também a solidariedade. Foram organizadas diversas atividades que ocorreram entre os dias 13 e 21 de setembro de 2017. Foi montado um espaço temático no saguão do primeiro bloco do campus, onde disponibilizou-se um ponto de coleta de donativos que posteriormente serão doados a uma entidade beneficente de Farroupilha. Este ambiente serviu como local de encontro para as rodas de chimarrão, apreciação de músicas tradicionalistas, realização de torneio de truco, oficina de vaca parada e apresentações artísticas. As atividades ocorreram de acordo com o cronograma organizado pelo DTG, sempre nos intervalos dos três turnos de funcionamento do campus, destacando-se o Artchê e Solidariedade, a final do torneio de truco e o almoço de integração. Os Festejos Farroupilha do Campus atingiram seu objetivo de promover a integração entre alunos de diversos cursos e servidores através do torneio truco e das apresentações de dança e música. O almoço também oportunizou maior interação com a comunidade externa. Evidencia-se ainda, que o principal objetivo de aliar cultura e solidariedade foi alcançado, pois a comunidade mobilizou-se arrecadando fraldas e uma quantia em dinheiro, que será revertido na aquisição de donativos. As ações realizadas permitem perceber que o DTG Raízes da Cultura pode contribuir para a formação de um ser humano integral, ético e responsável além da sala de aula.

Tradicionalismo, Festejos Farroupilha, Cultura, Solidariedade.