Kit didático como instrumento para o ensino de linguagens de programação de baixo nível
Lucas Lutz, Mateus Lorenzatti, Felipe Martin Sampaio
Médio - Técnico / Pesquisa

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um kit didático voltado ao auxílio no aprendizado de instruções e fluxo de dados dentro de uma Unidade Central de Processamento (UCP), dado pela execução de programas em linguagens de baixo nível (Assembly). Este projeto fundamenta-se na ideia de criar um meio físico com o intuito permitir uma interação mais dinâmica para o aluno, tornando o aprendizado de programação algo que chame mais atenção, por aproximar sua abstração do mundo real. Tendo isso em mente, o projeto visa contornar algumas dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem de programação, já que ele facilita a visualização de operações ao passo que também incentiva o aluno a aprender por conta própria, com sua máquina individual. Para a etapa de edição e de montagem do código Assembly, uma aplicação em Java foi desenvolvida com a função principal de montar e diferenciar operações, instruções e endereços de memória, e a partir disso gerar um conjunto de bytes que será facilmente enviado, e posteriormente lido e interpretado por uma plataforma embarcada, optamos pela Arduino, esse que será o meio físico para o usuário interagir com o código montado. Para tanto, a aplicação java fornecerá dois meios de conexão com o Arduino ao usuário: Via porta Serial (com fio) ou wireless (rede sem fio). No caso da rede wireless (composta por clientes e servidor), também será possível monitorar os clientes conectado na rede (Arduinos), assim como prover uma gerência completa por parte do servidor, o que consiste na identificação, personalização dos embarcados, e na facultatividade no que diz respeito ao envio de códigos para cada um dos mesmos. Atualmente, não somente por já ter sido implementado um ambiente (o qual também receberá melhorias constantes) amigável e com vários recursos básicos para a programação em baixo nível, o Software se torna essencial por também estar apresentando-se como um intermédio automatizado entre o usuário e o Arduino, o que futuramente o tornará uma poderosa junção entre simplicidade e praticidade.

Arduino, Kit Didático, Assembly, Simulador, Embarcado.