Plano de Negócios para uma Organização Não governamental de fomento a leitura: Não deixe a cultura na geladeira
Giulia Fagundes, Kerolen Ferreira Borges, Daniele Gonçalves de Souza, Fábio Roberto Moraes Lemes
Médio - Técnico / Pesquisa

Segundo Instituto Pró-Livro, metade da população brasileira não são leitores frequentes e não lê nenhum livro em um período de três meses, e a média de livros lidos por leitores frequentes é de menos de 10%. De acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto, o brasileiro lê em média quatro livros por ano, sendo dois livros lidos por exigência da escola, incluindo os didáticos. Partindo dessa perspectiva o presente trabalho tem como objetivo elaborar um plano de negócios de uma organização não governamental (ONG) cujo objetivo é o fomento a leitura através de distribuição de livros em geladeiras localizadas em áreas de grande movimentação de pedestres na cidade de Sapucaia do Sul. O projeto denominou-se “Não deixe a cultura na geladeira”. Apresenta a leitura como foco principal, para o desenvolvimento das pessoas tendo como principal público alvo jovens e adultos que gostam de ler, mas não tem recursos para comprar um livro. Desta forma o plano de negócios tem como objetivo avaliar a viabilidade da instalação dessa organização não governamental (ONG) desenvolvendo esse projeto, já citado anteriormente, dentro do município de Sapucaia do Sul, para o incentivo à leitura gratuita. Trazendo como autores principais para a ênfase dessa proposta têm: DORNELAS, (2011) e CECCONELLO (2008) que trazem a importância de um plano de negócios e FREIRE (1993) que fala sobre a importância da leitura. Este trabalho é constituído, em um primeiro momento de uma pesquisa teórica com relação a conceitos e formas de elaborar um plano de negócios, constituição de uma ONG, teoria sobre a importância da leitura, entre outros temas que serviram como base para o desenvolvimento de todo o projeto. Após o estudo teórico a foi realizada uma pesquisa junto a organizações não governamentais semelhantes que atuam em outras regiões em que se buscaram dados para o planejamento da criação da ONG. A metodologia utilizada foi do tipo descritiva, bibliográfica, exploratória e elaboração de um plano de negócios com abordagens qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi feita através de dados primários e secundários, questionários, entrevistas, e observação direta. As etapas deste plano de negócio incluem: sumário executivo, descrição da empresa, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro. Durante o desenvolvimento do plano de negócios surgiu à necessidade de outras pesquisas, com os potenciais clientes do empreendimento e outras instituições de apoio e fomento a cultura. Nestas pesquisas, os dados foram transformados em informações, que auxiliaram a conclusão do plano e análise de viabilidade da implantação da ONG e do projeto em questão. Na análise de resultados foi possível observar em vários cenários a viabilidade financeira da ONG projetada para cinco anos.

Leitura, Plano de Negócios, ONG, Formento a leitura.