A versão mágica do jogo snake
Anderson Dal Magro, Nelson de Almeida Machado Batista, Rafael Vieira Coelho
Médio - Técnico / Ensino

Não tem quem não conheça o jogo Snake ou o famoso jogo da cobrinha, um jogo simples que ficou famoso com sua primeira versão, feita no ano de 1979 e tendo várias outras versões posteriores em video games e computadores. No final dos anos 90 se tornou popular nos celulares da Nokia, onde o jogo já vinha incluso. O jogador controla uma fina cobra que se arrasta pela tela com o objetivo de coletar comida, não podendo colidir com seu próprio corpo ou com as paredes do jogo, assim aumentando a dificuldade. Este jogo foi o escolhido para trabalharmos no projeto proposto nas aulas de programação. Dentro de muitas idéias achamos interessante melhorar o passatempo clássico e adaptarmos o mesmo, assim acrescentando novos modos de jogos, mapas e uma opção musical para que o jogador se sinta mais á vontade para jogar e escutar uma música, dentre outras melhorias para resultar em um jogo mais divertido de se jogar. A plataforma usada para a criação dessa versão do jogo será o programa chamado javaFx,(software desenvolvido para a aplicação de jogos), elemento essencial para a criação do jogo. Usaremos também outros recursos para a criação do projeto como o Scene Builder, usado para fazer a tela inicial do jogo sem nos preocuparmos com o código que é gerado automaticamente, nele podemos manipular elementos essenciais para a criação do layout. Na projeção das imagens da cobra e os mapas, utilizaremos o Piskel (aplicativo responsável em realizar a função dos desenhos do projeto). O principal aperfeiçoamento do snake será feito com base no conteúdo que foi visto nas aulas no decorrer do ano e principalmente no terceiro trimestre, com o apoio de alguns materiais extras que não foram vistos em aula que serão utilizados no devido projeto. No código conterá as funções para fazermos a cobra, o alimento, tempo de jogo entre outros e principalmente usaremos os threads (que realiza diversas tarefas ao mesmo tempo), elemento essencial na produção do jogo. O objetivo principal do trabalho é acrescentar novos modos de jogo, uma disputa de um jogador contra o outro, chamado disputa x1, onde quem não bater nos obstáculos primeiro e não encostar em si próprio ou no adversário será o vencedor, outra inovação é o usuário ter a opção de alterar o visual da cobra e poder escolher a música que irá tocar no jogo, e a criação de visuais atrativos dos mapas, onde o jogador seleciona o que preferir. O trabalho está na fase inicial, estamos trabalhando na interface do jogo com a tela inicial e os mapas. Com base nos estudos realizados, propomos que nosso projeto é uma inovação feita da nossa forma, utilizando vários métodos criativos em seu desenvolvimento e com a meta que nosso software possa divertir as pessoas.

jogo, snake, JavaFx, entretenimento.