Um estudo de caso realizado no setor da Guarita aplicando a teoria de Sistemas de Informação
Andressa Conterno Dal Magro, Vitoria De Oliveira Bomfim
Médio - Técnico / Pesquisa

No segundo trimestre do ano de 2017, aprendemos como se realiza o Estudo de Caso na matéria de Sistemas de Informação, a turma do primeiro ano do curso de Informática Integrado ao Ensino Médio foi dividida em grupos, pela nossa professora e cada conjunto de alunos ficou responsável por fazer uma pesquisa de Estudo de Caso em determinado setor do campus; o nosso grupo ficou com a Guarita. Elaboramos um questionário com diversas perguntas, como por exemplo, o que fazem, quais tecnologias utilizam e quais melhorias são necessárias. Essas perguntas foram desenvolvidas com o objetivo de flagrar as dificuldades vivenciadas pelos porteiros do campus no dia a dia do seu trabalho; e através destas, após termos entrevistado, no dia 10 de julho de 2017, um dos porteiros, obtivemos as seguintes respostas: “Monitoramos a entrada e saída de veículos e pessoas do campus”; “Temos poucas tecnologias, elas se resumem em um rádio e um telefone”; “ A diversas melhorias a serem feitas, como por exemplo, a implementação de mais softwares, câmeras de segurança e identificadores (crachás)”. Após a pesquisa, o nosso grupo refletiu e discutiu sobre os resultados obtidos, com a finalidade de realizarmos uma reengenharia no setor. Ao final da análise, nos surpreendemos pela grande falta de mecanismos eletrônicos, constatando assim que há diversas mudanças a serem feitas. Todas essas melhorias, citadas no questionário, colaborariam no serviço da monitoração de entrada e saída de indivíduos e veículos, trazendo assim mais segurança para os funcionários e demais usuários do campus Farroupilha. Verificou-se que essas medidas seriam uma possível solução para esses problemas, porém sabemos que nos últimos meses a nossa instituição tem sofrido diversos cortes no setor financeiro e, novas propostas de projetos tem se tornado inviável. Portanto não devemos perder a esperança que dias melhores virão e que retomem as novas possibilidades de melhorar ainda mais o estudo proporcionado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Farroupilha.

Estudo de Caso, Guarita, Melhorias, Tecnologias.