Detalhes do Trabalho
Título do Trabalho
Desenvolvimento de um jogo digital aplicado ao sistema imunológico
Autor(es)
Lucas Pellegrini, Pâmela Perini
Nível / Modalidade
Médio - Técnico / Ensino
Resumo

Em qualquer componente curricular, o conteúdo deve ser ensinado de maneira envolvente e não por mera memorização. Utilizar ferramentas das tecnologias da informação pode ser um interessante recurso didático para o ensino de biologia? O objetivo, pelo presente trabalho, é a criação de um jogo computacional sobre a forma como o corpo humano age contra os invasores causadores de doenças. Para tal, foi desenvolvido um jogo seguindo as funcionalidades do famoso “Pac Man” e usando conhecimentos sobre o sistema imunológico. Deste, foram estudados os tipos de células, seus modos de combate a um agente externo, para posteriormente serem representadas no jogo. Para o desenvolvimento da parte gráfica do jogo, foi utilizado o Java 2D, uma API (Interface de programação de aplicações) da linguagem java que permite o desenho de objetos gráficos 2D, fornecendo funcionalidades básicas. Dessa API, foi usada a classe Graphics, que permite gerenciar o contexto gráfico e consiste no desenho de objetos na tela. Este desenho foi adaptado para ser realizado a uma taxa de atualização por um determinado tempo, utilizando-se a classe Timer para realizar essa atualização. Os códigos têm a estrutura de Orientação a Objetos, e os dados de cada fase e da pontuação dos usuários são armazenados em um banco de dados. Um dos problemas encontrados foi o sistema de colisões entre os objetos na tela, e, como solução, utilizou-se uma verificação de intersecção entre os objetos. Neste jogo, o usuário é um glóbulo branco (célula humana que reconhece estruturas parasitas ou não compatíveis com o próprio corpo) com a função de defender um organismo de doenças, e, para isso, deve combatê-las através de anticorpos (poder especial do Pac Man) ou do próprio contato com as células inimigas. Nele, o usuário passa por várias fases, em que cada uma possui suas especificações, como, por exemplo, o nível de dificuldade, representada pela velocidade dos inimigos, quantidade de inimigos, e o dano causado por eles. Essa dificuldade considera os níveis de infectividade e letalidade de cada doença. Outra especificação é o modo de jogo, pois algumas doenças atingem o sistema imunológico, fazendo com que este sistema fique desorientado, atacando o próprio corpo e os órgãos que deveria proteger, e neste caso, o objetivo da fase será diferente. Também há um menu inicial, em que o usuário possui acesso à lista de comandos do jogo, como as teclas e suas respectivas ações, e à parte com todo o conteúdo científico, explicando o sistema imunológico e as funções de cada personagem. Outra característica do jogo é o uso de animações, as quais representam partes do funcionamento do sistema imunológico do nosso corpo. Por exemplo, um determinado tipo de glóbulo branco é produzido no órgão chamado Timo: então, no jogo, essa produção foi representada de forma animada. Além do divertimento, este jogo busca promover o aprendizado sobre a forma que nosso corpo age contra os invasores, como causadores de doenças.

Palavras-Chave
Biologia, Sistema imunológico, Jogos digitais, Ferramentas de aprendizagem, Pac Man.