Detalhes do Trabalho
Título do Trabalho
Sistema Informatizado de Gerenciamento de Eventos do IFRS Campus Farroupilha
Autor(es)
Gustavo Rodrigo Tausendfreund, Eduardo Balbinot, Rafael Corrêa
Nível / Modalidade
Graduação / Ensino
Resumo

A realização de eventos é comum nas mais variadas instituições de ensino. Independente da natureza da atividade, é necessário que haja um processo de inscrição por parte dos interessados, bem como a criação de um registro de presença para os mesmos. É de interesse dos organizadores, inclusive, que a divulgação das atividades atinja o público esperado e que seja possível gerenciar todas as informações de inscrições, presenças e certificados dos eventos que ocorrem na instituição.
De forma geral, a criação de eventos no Campus Farroupilha é realizada da seguinte forma: o coordenador do evento registra-o no Sigproj; as presenças são registradas de forma manual ou informatizada; o coordenador elabora a lista de presenças para a geração de certificados em uma planilha eletrônica, apontando a modalidade da participação; e a coordenação de Extensão realiza a certificação a partir da planilha eletrônica utilizando o “Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos”. Para eventos como o PEnsE, que requerem a publicação de trabalhos, o “Portal de Eventos do IFRS” é utilizado.
Observando a possibilidade de unificar todas essas etapas, o Departamento de Tecnologia da Informação do IFRS Campus Farroupilha vem desenvolvendo o sistema de gerenciamento de eventos, que consiste em um módulo do Sistemas Integrados Farroupilha (SIF), também desenvolvido pela TI do Campus. O objetivo do sistema é oferecer uma plataforma única de divulgação, inscrição, controle de presenças e geração de certificados para todos os eventos que ocorrem na instituição. O sistema está sendo desenvolvido na linguagem Python, com a utilização do framework Django e do banco de dados PostgreSQL, e já foi utilizado com sucesso em três eventos realizados no Campus desde maio deste ano.
O fluxo de utilização do módulo consiste nas seguintes etapas: o interessado em cadastrar ou participar de um evento precisa criar um usuário no sistema e estar autenticado; o usuário cria um novo evento; dentro do evento é possível criar atividades, cada uma com data de realização e carga horária diferenciada. Uma vez criado o evento e suas atividades, este é considerado ativo e fica disponível para inscrições no portal do SIF. Para a inscrição em uma determinada atividade, basta acessar a página do evento e clicar no botão “inscrever-se” em cada atividade. Para as atividades que requerem submissão de trabalhos, o sistema solicita que sejam informados dados adicionais referentes ao trabalho, tais como autores, resumo, palavras-chave, entre outros. Finalizado o prazo para envio dos trabalhos, o administrador pode aceitar ou rejeitar o trabalho, enviá-lo para avaliação e solicitar alterações aos autores. Durante o evento, cada participante digita seu usuário ao ingressar na sala para ter sua presença registrada.
Atualmente, está em desenvolvimento a funcionalidade de geração de certificados, que permitirá que o administrador de um determinado evento faça a geração dos certificados e notifique os inscritos.

Palavras-Chave
IFRS Campus Farroupilha, Eventos, Python e Django, Programação Web, Sistema responsivo.