Estratégias para aprender melhor
Louise Dall Agnol, Daniela De Campos
Médio - Técnico / Ensino

O projeto de ensino intitulado “Estratégias para aprender melhor” visou proporcionar um curso sobre ferramentas de estudo e aprendizagem aos alunos do IFRS, Campus Farroupilha, no ano de 2017. A partir da aplicação da Matriz Swot em 2016, no IFRS Campus Farroupilha, verificou-se no grupo discente a necessidade de estratégias para planejamento e organização dos seus estudos. Nesse intuito, objetivou-se propiciar ao estudante mecanismos que permitissem contribuir para maneiras eficazes de estudo e aprendizagem. Os objetivos específicos propostos almejaram potencializar a confiança do estudante em seu saber, diminuindo a procrastinação nas atividades escolares tornando-o engajado e sujeito de seu processo de aprendizagem, bem como construir ferramentas para aquisição do conhecimento, desenvolvendo as potencialidades do educando e minimizando suas dificuldades no aprendizado. Para abordar a temática estipulou-se, em uma primeira edição, 6h de curso, subdividas em 4 encontros de 1h30min cada. Jogos, vídeos, discussões e o suporte do curso on-line Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-lo a dominar assuntos difíceis, disponível em www.cousera.org, estruturaram a apresentação das estratégias para a eficácia do estudo. Uma segunda edição do curso foi oferecida mantendo a mesma configuração de atividades, porém em formato mais compacto: dois encontros de 2h cada. A partir dos relatos dos participantes ao longo das edições do curso e aferição da avaliação do mesmo, identificaram-se situações que a aplicação das estratégias de estudo foi considerada, pelos participantes, efetiva e facilitadora no processo de aprendizagem. Os resultados qualitativos de diminuição da procrastinação e da melhor organização do tempo e das atividades de estudo, além de maior facilidade para memorizar os conteúdos, foram identificados pelos participantes. Ao concluir o projeto, percebeu-se que a atividade perpassou o desempenho acadêmico, abrangendo a percepção dos recursos individuais para a aprendizagem, incentivando e encorajando o estudante no manejo das atividades que apresentava maior dificuldade na compreensão e execução. Discutir ferramentas de estudo, além de contemplar a noção do melhor aprender, instiga o educando a se tornar protagonista do seu saber e buscar formas efetivas para sua aprendizagem. Manejar as informações, conseguindo planejar, executar e avaliar as atividades pode aumentar a confiança do estudante em seu conhecimento, inserindo-lhe potencialidade para o sucesso acadêmico e profissional.

Aprendizado, estratégias, estudo.