Monitoria de Circuitos Elétricos
Juliano Viero, PATRICK FARIAS, Augusto Massashi Horiguti
Graduação / Ensino

Tradicionalmente, as disciplinas de Circuitos Elétricos estão entre as disciplinas dos cursos de engenharia que apresentam maiores dificuldades de compreensão por parte dos alunos. Isso pode ser explicado devido à complexidade dos exercícios bem como a grande quantidade conteúdo ministrada. Percebendo essas dificuldades de aprendizagem e entendimento pleno por parte do alunos, foi proposto o projeto de Monitoria de Circuitos Elétricos. O projeto tem como propósito estabelecer uma maior compreensão e esclarecimento de todos os tópicos da disciplina de Circuitos Elétricos, e também minimizar as dificuldades apresentadas pelos estudantes ao longo da disciplina e, por conseguinte alcançar um melhor aproveitamento nas respectivas avaliações. Assim ter um maior índice de aprovação na disciplina. A fim de cumprir os objetivos propostos, um monitor fica à disposição dos alunos, durante 8 horas semanais, para: resolução de exercícios propostos pelo professor, trocas de experiências com o monitor que já cursou a disciplina e exposição de novos métodos e exemplos para a solução de um determinado exercício. Com o objetivo de melhorar ainda mais a assimilação dos conteúdos da disciplina o monitor desenvolve listas de exercícios, quando solicitadas pelo professor, com as devidas resoluções. Essas listas auxiliam os alunos no entendimento da matéria, pois tem uma gama maior de problemas para resolver. Também é desenvolvido de forma digital uma apostila contendo diversos exercícios resolvidos. O desenvolvimento das listas de exercícios e a criação da apostila, apresentou bons resultados, pois os alunos que por alguma situação, não tem acesso aos horários da monitoria, podem assimilar melhor o conteúdo. A monitoria apresenta resultados satisfatórios para o monitor, aluno e professor. O monitor tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e auxiliar no aprendizado dos alunos. O aluno tem uma oportunidade de sanar suas dúvidas com o monitor e com as listas exercitar mais o conteúdo. O professor de ter uma gama maior de exercícios propostos para a disciplina e também de receber o retorno do monitor das principais dúvidas, para assim tomar medidas para reforçar estes assuntos. A monitoria por fim é uma ferramenta adicional de aprendizagem a qual contribui para minimizar possíveis reprovações.

Monitoria, Circuitos Elétricos, Engenharia.