Shake your mind and read books: um convite para ler Shakespeare
Poliana Antunes, Anna Julia Xavier Xavier, Emili Moreira De Souza, Daniela De Campos, Karina Feltes Alves, Kauana Balbinot
Médio - Técnico / Ensino

Este trabalho é um recorte de projeto de ensino desenvolvido neste ano de 2018 com os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Ele é resultado do entendimento de que a leitura é prática indispensável para a formação humana e da preocupação com o baixo nível de letramento do leitor brasileiro, apontado por pesquisas como Retratos da Leitura no Brasil (2012), que indicou uma queda no número de leitores no País: de 95,6 milhões, registrada em 2007, para 88,2 milhões, com dados de 2011. Shake your mind and read books: um convite para ler Shakespeare tem como objetivo oportunizar o acesso e o contato com a obra literária Hamlet, do escritor inglês William Shakespeare, estimulando o desenvolvimento da compreensão leitora, da produção escrita e oral, instigando a expressão criativa, além de proporcionar reflexão acerca de temas presentes na obra selecionada. O projeto tem caráter interdisciplinar, envolvendo os componentes curriculares de História, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, o que vai ao encontro dos preceitos do Projeto Pedagógico do Curso. Na disciplina de História, foram abordados aspectos históricos e culturais da Inglaterra, oportunizando momentos de reflexão sobre a obra. Nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa ocorreram atividades de compreensão textual, estudo de vocabulário e estrutura da língua inglesa, bem como o desenvolvimento de estratégias de leitura, buscando auxiliar o aluno no processo de compreensão do texto literário. Para o aprofundamento da leitura, foram apresentados outros produtos culturais, como obras cinematográficas e outros textos que dialogam intertextualmente com a obra principal. Como produto final do projeto, os alunos produziram releituras da obra Hamlet, apresentadas em formato de ambiente virtual, adequando elementos, simbologias e linguagem característicos deste espaço, mantendo, no entanto, a organização estrutural do gênero roteiro teatral, bem como preservando a essência da obra e os aspectos da natureza humana nela presentes. As produções realizadas pelos alunos demonstraram seu envolvimento com as atividades propostas, o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e, especialmente, a valorização da leitura como fonte de informação e conhecimento, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética.

Leitura, Compreensão leitora, Expressão criativa, Interdisciplinaridade.