Monitoria de Matemática e Física ofertada para Cursos Técnicos e de Engenharia
Andressa Conterno Dal Magro, Thanira Thomazini, Matheus Romeiro Deves, Juliana Menegotto
Médio - Técnico / Ensino

O presente resumo descreve o trabalho desenvolvido nos projetos intitulados: Monitoria de Geometria Analítica e Álgebra Linear e Monitoria de Física e Matemática para os cursos técnicos e de engenharia. Sabe-se que os as unidades curriculares básicas de física e matemática aplicas nos cursos de engenharia, bem como as unidades curriculares de física e matemática de nível médio dos cursos técnicos, são caracterizadas por apresentarem altos índices de reprovação. Considerando que o raciocínio lógico e a capacidade de pensar são essenciais para resolver problemas que utilizam conceitos matemáticos e físicos nos cursos ofertados pelo campus Farroupilha, a monitoria se apresenta como uma alternativa de melhoria deste quadro. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo propor soluções para auxiliar na aprendizagem dos alunos por meio de monitorias e estudos direcionados a determinados conteúdos ministrados. No que se refere às monitorias, estas priorizam atendimento individual e auxiliam os grupos de estudo, buscando esclarecer as dúvidas e dirimir as dificuldades encontradas pelos discentes nos conteúdos não assimilados em sala de aula. Os monitores fazem uso de uma metodologia baseada na resolução de problemas, em que os conceitos abordados são discutidos e trabalhados. Para atingir o propósito deste projeto, tem-se realizado um trabalho prévio de capacitação dos monitores. Desse modo, os monitores estão habilitados para orientar os estudos e auxiliar nas atividades relacionadas ao desempenho escolar dos alunos participantes do projeto. Com o intuito de aumentar o interesse e o envolvimento dos alunos, além dos encontros extraclasse, as monitorias de matemática e física do ensino técnico integrado começaram a ser ofertadas também em sala de aula, assessorando a atuação do professor. No ensino superior, além do suporte tradicional extraclasse dado pelas monitorias, será ofertado um curso de curta duração baseado na plataforma computacional MATLAB, a qual é amplamente usada no meio acadêmico de cursos das áreas de exatas e e engenharias. O uso desta ferramenta objetiva aplicar os princípios utilizados nas disciplinas introdutórias de matemática e física em problemas de engenharia, o que possibilita ao aluno se apropriar dos conceitos já trabalhados. Por fim, a monitoria exerce um papel importante na melhoria do desempenho acadêmico das unidades curriculares citadas, uma vez que proporciona ao aluno a possibilidade de compreender os conteúdos de difícil assimilação. Ademais, o monitor se caracteriza como mediador de aprendizado entre o discente e os conteúdos ministrados, provendo ao aluno uma forma alternativa de compreensão dos assuntos trabalhados em sala de aula pelos docentes.

Monitoria, Matemática, Física, Reprovação.