A criação de um IdeaLab
Mateus Simão Alves, Vitor Tumelero Valente
Graduação / Pesquisa

O IdeaLab - Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem Rápida do Campus Farroupilha surgiu a partir de um movimento de práticas para a inovação que a cada dia torna-se mais presente em diversas partes do mundo. O conceito de um espaço de livre acesso aos estudantes e interessados, com infraestrutura para testar e desenvolver protótipos, na forma de ambiente de prototipagem surgiu, inicialmente, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em meados dos anos 2000. Busca-se, com tal iniciativa, desenvolver a pesquisa e equipamentos que auxiliem na construção de projetos e protótipos. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo possibilitar um espaço que seja utilizado futuramente pelos alunos do IFRS-Campus Farroupilha e a comunidade externa como forma de transformar ideias em protótipos. Atualmente, o espaço destinado ao laboratório vem sendo organizado em termos da disposição de todos seus equipamentos, bancadas e material de consumo. Além das já presentes máquinas de corte a laser, um torno de bancada, uma Router CNC, fontes de tensão e corrente, geradores de função e osciloscópios, estão sendo desenvolvidos outros equipamentos com vistas a completar a infraestrutura. São eles: uma extrusora de filamentos para impressão 3D, uma impressora 3D e uma furadeira de bancada. Futuramente o IdeaLab pretende proporcionar acesso a todos os equipamentos, inclusive desenvolvendo outras impressoras 3D. Após a organização do espaço, o laboratório deve ser divulgado dentro e fora do Campus por meio das suas mídias sociais e pelos próprios alunos. O século XXI carrega o maior salto no desenvolvimento tecnológico de toda nossa história e tal fato gera uma imensidão de ideias. Nos dias de hoje, qualquer pessoa pode-se tornar um inventor e um espaço destinado a pesquisa e projetos é o catalisador de tais invenções e inovações. O IdeaLab surge na forma de acelerador de novas ideais bem como permitindo a união entre diversas áreas do conhecimento que buscam se interligar em função de inúmeras opções do mundo atual.

IdeaLab, Inovação, Ideias, Pesquisa, Protótipos.