Detalhes do Trabalho
Título do Trabalho
Integrar para desvendar o Real!
Autor(es)
Ana Paula Lenzi Leissmann, Isadora Vieira Ramos, Elisangela Muncinelli Caldas Barbosa
Nível / Modalidade
Médio - Técnico / Ensino
Resumo

Com o avanço acelerado da ciência e da tecnologia, a sociedade está em constante
transformação e aspectos referentes à educação precisam acompanhar o dinamismo
desse processo. Assim, faz-se necessário adaptar/aprimorar as práticas pedagógicas para
que os alunos se interessem pelos temas e conteúdos abordados e sintam-se motivados a
seguir e participar efetivamente do processo de ensino-aprendizagem. O projeto Jogos
Didáticos, Atividades Lúdicas e Experimentais utilizados como Recursos Didáticos na
Disciplina de Química propõe elaborar jogos didáticos, atividades experimentais e
práticas pedagógicas diferenciadas para a disciplina de Química, com a intenção de
melhorar a compreensão dos alunos acerca dos conteúdos da disciplina, promover
integração entre os componentes curriculares e, também experimentar novas formas de
avaliação. Desde 2015, projetos de ensino que visam elaborar e aplicar atividades
diferenciadas para a disciplina de Química, no curso Técnico em Informática Integrado
ao Ensino Médio – Campus Farroupilha, vem sendo desenvolvidos. Nessa edição, o
foco do projeto está na proposição de atividades que impulsionem a formação crítica e
cidadã dos alunos. Para tal, o tema Descarte de Resíduos foi escolhido para ser
amplamente discutido no segundo ano do curso. Já, no terceiro ano, a atividade proposta
foi explorar os temas Efeito Estufa, Camada de Ozônio e Chuva Ácida. Em ambos os
casos, foi realizado uma revisão teórica e os temas foram discutidos entre a professora
orientadora e as bolsistas. A partir disso as bolsistas sugeriram as etapas e auxiliaram na
organização e acompanhamento das ações. No caso da atividade sobre Descarte de
Resíduos foi proposta uma palestra, uma Saída de Estudos ao Aterro Sanitário de
Farroupilha, o diagnóstico e a adequação do ambiente escolar e conscientização quanto
ao descarte de resíduos, além da exposição e discussão do documentário Lixo
Extraordinário. No caso da atividade proposta para o terceiro ano, os temas foram
discutidos sob a perspectiva da interação radiação-matéria e uma abordagem dos
Acordos Internacionais sobre o clima. Um artigo base foi selecionado e, a partir disso,
foi proposta a elaboração de uma apresentação que considere os temas na sua totalidade,
ou seja, uma exposição desfragmentada capaz de dar sentido aos eventos como
realmente ocorrem. A segunda etapa da ação é a elaboração de uma ferramenta virtual
contemplando as discussões realizadas nas apresentações. Ainda, no decorrer do
projeto, foi realizada a confecção de jogo didático para ser utilizado por um aluno com
necessidades específicas e, também, a proposição de práticas de laboratório. Resultados
preliminares demonstram que os alunos apreciam participar de ações dessa natureza
onde suas vivências e seus conhecimentos são contemplados dando sentido ao real.

Palavras-Chave
Química, Ensino, Ensino Médio Integrado.