Uma Evolução Para O Interfone
Leonardo De Oliveira Faria, Ricardo Augusto Manfredini
Graduação / Ensino

Os Interfones são a forma de controle de acesso a residências mais utilizadas atualmente, pois são capazes de propiciar aos moradores, além de segurança um certo nível de interação com os visitantes. Mesmo sendo um equipamento de grande importância em nossas vidas e de uso bastante comum, esse equipamento recebeu poucas inovações desde sua invenção. A maior delas foi inserção de imagem, tornando possível ao morador, saber quem realmente bate à sua porta. O objetivo deste projeto é construir um equipamento capaz de controlar o acesso a condomínios e residências, que seja capaz de substituir o atual interfone, além de acrescentar-lhe recursos hoje inexistentes. Para tal, será desenvolvido um pacote de hardware e software denominado Gatekeeper, que trará melhorias ao interfone convencional. O Gatekeeper será composto por um dispositivo para instalação na área externa de residências ou condomínios, bem como um aplicativo a ser instalado em smartphones. O aplicativo tornar-se-á o agente responsável pela intercomunicação entre visitante e morador. O conjunto será composto com por um Raspberry Pi, equipado com um teclado numérico e uma câmera, os quais assumirão o papel do equipamento instalado no exterior de nossa casa. Já o comunicador interno será substituído por um aplicativo a ser desenvolvido utilizando-se as linguagens HTML, CSS e JavaScript. Este método pode fazer com que o aplicativo apresente alguns problemas de performance devido a forma com que seu código final é gerado. Observando-se tal comportamento, o desenvolvimento do aplicativo será realizado através da ferramenta oficial da Google para o desenvolvimento de aplicativos para Android, o Android Studio. Visando garantir a segurança da comunicação entre equipamento e aplicativo, um método de pareamento será utilizado, garantido que as notificações sejam enviadas apenas aos aparelhos pareados àquele dispositivo. A API FireBase, desenvolvida e suportada pela Google foi escolhida para notificar os smartphones pareados, por ser capaz de notificar o morador onde quer que ele esteja, fazendo o uso da Internet, ou seja, mesmo que não esteja em casa, é possível saber que alguém acionou sua campainha. Ao ser acionada a campainha, o morador terá acesso a imagem gerada pela câmera instalada junto ao módulo externo do Gatekeeper. A partir desse momento, serão facultadas as ações de: interagir via voz com o visitante, mesmo que longe da casa; liberar o acesso de portas; ou simplesmente ignorar a chamada sem que o visitante saiba se ele está em casa.

Controle de Acesso, Interfone, Inovações.