Investigando o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Infantil
Tauana Rosa, Vinicius Hartmann Ferreira, Andréia Veridiana Antich, Diolinda Franciele Winterhalter
Médio - Técnico / Pesquisa

Na Educação Infantil, no Brasil, crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses estão situadas na fase Pré-Escolar, período onde ocorre a transição para o Ensino Fundamental. Nesta fase a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está estruturada em 5 campos de experiência, sendo eles: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Com base nesses campos de experiência a BNCC prevê que, dentre outras aprendizagens, as crianças sejam capazes de resolver, criar e registrar situações-problema do cotidiano e estratégias de resolução. O Pensamento Computacional (PC) é descrito como sendo uma habilidade para resolução de problemas utilizando técnicas da Ciência da Computação, mas não se reserva apenas a esta área, pois o utilizamos em nosso dia-a-dia em diversos processos como a busca por um número em uma agenda telefônica, otimização no espaço da mochila escolar, estratégias para um jogo, etc. A definição para o conceito de PC adotado por este projeto alinha-se à ideia que propõem três dimensões relacionadas à programação: Conceitos computacionais; Prática computacional e Perspectiva Computacional. Desta forma este projeto propõe a concepção, a elaboração, a aplicação e a avaliação de atividades que integrem o PC às aprendizagens estipuladas pela BNCC para a fase pré-escolar. Serão desenvolvidas atividades que utilizem materiais disponíveis nas escolas de Educação Infantil e material instrucional para que seja possível replicá-las em diferentes instituições. Assim, o objetivo deste projeto é investigar o desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças a partir da realização de atividades que trabalham conceitos de Ciência da Computação sem o uso de computadores. Para a concepção das atividades foram escolhidos 4 conceitos computacionais, sendo eles: condicionais, repetições com incremento, variáveis e funções. Com estes conceitos foram elaboradas 4 atividades que contemplam os campos de experiência da BNCC. A documentação foi produzida por meio da confecção de um material instrucional que define o conceito tratado de forma sucinta e compreensível, também apresentando o passo-a-passo da construção e da aplicação da atividade proposta em sala de aula. Nos próximos passos do projeto as atividades serão realizadas por alunos de turmas da fase Pré-Escolar da rede municipal de ensino. Ao realizar as atividades serão coletados dados por meio de observação e de registro de imagem, devidamente autorizado, que irão permitir avaliar tanto o desempenho dos estudantes quanto a qualidade do material produzido.

computação, educação infantil, programação, pensamento computacional.