Produção de Vídeos: Legendas e Libras
Brenda Ross, Murillo Perreira Azevedo
Médio - Técnico / Ensino

Quando abordamos a educação inclusiva sabemos do grande desafio que se trata, pois as características pessoais dos alunos refletem em vários âmbitos de sua vida, interação, comunicação, além de influenciar amplamente em seu aprendizado. Assim sendo, o projeto Moodle Inclui visa proporcionar ferramentas educacionais de qualidade à alunos que possuem algum tipo de deficiência, adaptando o ensino às suas dificuldades, visto que elas incidem sobre seu processo educacional de forma a comprometer seu rendimento acadêmico e a sua compreensão do mundo. Um dos objetivos específicos do projeto propõe a produção de vídeos didáticos acessíveis a estudantes surdos. Estes vídeos são produzidos a partir de aulas presenciais lecionadas por professores de diversas disciplinas do Instituto Tecnologia do Rio Grande do Sul. As aulas são filmadas ao vivo e recebem as edições necessárias, acrescentasse legendas e a tradução para LIBRAS antes de disponibilizar estes materiais através do AVEA Moodle para a comunidade. As aulas atualmente estão sendo gravadas no turno da manhã com alguns professores. Para gravar as imagens são utilizados uma câmera e uma webcam e para a captação de áudio é usado o microfone de lapela. Antes do início da aula a câmera e a webcam são colocadas em dois tripés e o microfone acompanha o professor para uma melhor captação da voz. Para fazer a edição dos vídeos usamos o Adobe Premiere, também utilizamos aplicativos que nos auxiliam a transcrever os áudios para texto, e os textos são transformados em legendas dos vídeos. Os vídeos poderão ser usados por qualquer aluno inclusive na Educação a distância. Uma atividade, que não estava prevista no cronograma do projeto, foi gravação da “Corrida de carrinhos feitos com ratoeiras”, desafio lançado aos alunos do 1° ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio na disciplina de Física. A partir dos vídeos os alunos terão condições de aprofundar seus estudos de cinemática, dinâmica e energia. As dificuldades de comunicação entre pessoas com deficiência recaem na própria educação. No contexto da educação inclusiva é necessário disponibilizar um sistema de comunicação que ultrapasse as dificuldades sem privar as pessoas desta capacidade. Pretende-se isso proporcionando ferramentas educacionais que integrem tecnologia, ensino e aprendizagem.

Vídeos Didáticos, Educação inclusiva, Educação a distância, Surdos.