Tchoukball: Discutindo relações sociais através do esporte
Hiona Benetti Ritter, Denis Gripa
Graduação / Extensão

Em meio a uma sociedade competitiva, o estado de cooperação tem sido retraído e configurando um grande problema na desenvoltura das pessoas, este projeto tem como objetivo discutir relações sociais no mundo através do esporte, utilizando como ferramenta específica para a efetivação, o Tchoukball. O esporte utiliza de uma metodologia cooperativa ao invés de competitiva, onde os jogadores precisam auxiliar na melhor jogada possível da equipe adversária, e com isto, permitir maior iteração durante o jogo. O público que está envolvido diretamente com a proposta são alunos(as) do último ano do ensino fundamental da rede municipal de Farroupilha, onde a proposta consiste em levar a prática deste esporte aos jovens e posteriormente, realizar uma roda de conversa com o intuito de problematizar e comparar o esporte praticado com a realidade da sociedade, para isto, envolvendo situações como: inclusão, educação e cooperação diante das situações da sociedade. Este espaço permite a troca de conhecimentos e reflexão com os jovens, e traz consigo uma proximidade entre comunidades escolares, a fim de construir novas perspectivas de conduta, auxiliando no desenvolvimento de habilidades interpessoais e demonstrando uma visão mais coletiva perante a sociedade. O projeto iniciou-se com o levantamento de informações junto à secretaria de educação sobre as unidades escolares e as condições de participação das mesmas, com ajustes de turmas e horários para a prática. Posteriormente, realizou-se algumas reflexões a respeito de como seria conduzido o projeto em si, além das informações sobre a abordagem a ser explorada nesta temática, assim, agendando os horários disponíveis nas escolas e realizando a prática. Conforme percorrido o projeto, foram empreendidos alguns esforços no sentido de alinhar o presumido com o realizado, ajustando os detalhes pendentes para obtenção de resultados mais efetivos nas oficinas realizadas com os jovens. Este projeto incluiu dezesseis escolas participantes, onde até o presente momento, foram realizadas visitas a três, pois o projeto ainda se encontra em andamento, e possui perspectivas de realização dentro da proposta no cronograma elaborado entre bolsista e orientador. Destarte, baseado no fato de que as visitas se encontram em estágio inicial, pode-se concluir parcialmente que os resultados obtidos se mostram satisfatórios, desde a aceitabilidade da prática esportiva proposta em nossas oficinas, até ao feedback posterior dos alunos e o envolvimento dos mesmo nas rodas de conversa realizadas. Também foi percebida uma alta aceitabilidade por parte dos professores e dos diretores das escolas da rede municipal que, sem nenhum empecilho, disponibilizaram seus espaços e horários para a realização das atividades.

Tchoukball, Relações sociais, Esporte.