Um sistema para relacionamento entre academias e seus clientes
Matheus De Lima Gutierrez, Ricardo Augusto Manfredini
Graduação / Pesquisa

Este trabalho apresenta o planejamento de um sistema web, que oferece uma plataforma de transparência e relacionamento entre cliente e academia, propondo: uma troca de mensagens entre aluno e instrutor, para tirar dúvidas ou pedir instruções; a criação de uma ficha de treino para o aluno de forma online; e a divulgação de informações da instituição, como formação de profissionais e dados de aparelhos e equipamentos que possuem na academia, explicando detalhadamente todos os exercícios que podem ser feitos, e os músculos que determinado exercício atinge. De acordo com pesquisa feita por Alexandre Rodizio Bento, em seu artigo denominado “Importância da tecnologia no acompanhamento das atividades dos alunos de academia”, 73% das academias ainda não tem um software para controlar e acompanhar os exercícios praticados por seus alunos, e 95% dos alunos entrevistados têm interesse em um sistema para acompanhamento. Sendo assim, um investimento em tecnologias para este controle, poderia ser um diferencial para a academia conseguir mais alunos e aumentar o retorno financeiro, tornando um sistema de acompanhamento de atividades físicas algo mais comum entre as academias. Com a tecnologia proposta neste trabalho, será possível o aluno consultar seu treino diretamente em seu celular, através de um site responsivo, ou fazendo o download de sua ficha. O processo de criação da ficha de treino do aluno seguirá a seguinte sequência: o sistema apresenta um questionário para o aluno; os dados de resposta são enviados para a avaliação do instrutor; e, por fim,o instrutor propõe a ficha de exercícios mais adequada. O aluno conseguirá modificar sua ficha quando quiser e, em cada alteração, o instrutor fará a validação. Será possível, ainda, visualizar informações de todos os aparelhos e equipamentos da academia — como a data da última manutenção feita —, e formação de seus profissionais, oferecendo uma maior transparência para o cliente. A elaboração da ficha do aluno, e levantamento das demais informações sobre a academia, será realizada em conjunto com profissionais de educação física. Ainda, na execução do projeto, está prevista a utilização do Laravel (framework da linguagem PHP), do AngularJS (framework da linguagem JavaScript), e do Bootstrap (framework das linguagem HTML, CSS e JavaScript). O resultado parcial é a conclusão do diagrama lógico de banco de dados, a fim de prever o comportamento dos dados em seu armazenamento. Visto a importância do exercício físico na vida das pessoas, um sistema que visa oferecer transparência, e um mecanismo de acompanhamento de atividades físicas, traria uma maior facilidade ao cliente e confiabilidade à instituição, além de oferecer uma plataforma para relacionamento com o aluno à distância, sem precisar sair do conforto de sua casa.

academia, sistema web, relacionamento, atendimento online.