Levantamento de Indicadores de Permanência e Êxito dos Estudantes no IFRS Campus Farroupilha
Leandro Evangelista De Souza, Michele Oliveira Da Silva Franco, Pâmela Perini
Graduação / Pesquisa

O presente trabalho tem como objetivo geral levantar dados relativos à permanência e êxito dos estudantes do IFRS Campus Farroupilha. Tal pesquisa, conduzida pelo Setor de Ensino do Campus, originou-se após verificação superficial quanto ao grande número de alunos trancados e/ou desligados na instituição. A partir da realização de um estudo sobre as motivações para essa situação, seria possível sugerir mudanças para que os estudantes tenham um melhor aproveitamento escolar. Os dados para a realização da pesquisa foram fornecidos pelo Setor de Registros Acadêmicos, na forma de planilhas obtidas a partir do Sistema de Registros Acadêmicos (SIA). Os dados de trabalho consideram todos os alunos do Campus para os dez cursos de nível médio e superior atualmente ofertados pela instituição, entre 2010/2 e 2018/1. Inicialmente, as informações foram reorganizadas para melhor análise, conforme curso, ano de ingresso, modo de ingresso e situação de matrícula atual. Há registro de 2.326 alunos que estão ou passaram pelo Campus. Destes, 432 concluíram com êxito seus cursos e estão formados, 826 estão regulares, 106 estão com cursos trancados e 962 estão desligados.Uma das primeiras avaliações relacionou o número total de ingressos separando estes por cada categoria de ingresso, com isso percebemos que o Processo Seletivo era o meio mais usado para acesso a Instituição, juntando tais números com os de desligamentos conforme cada modo de ingresso pretendesse chegar a resultados sobre qual modo de ingresso esta tendo maior aproveitamento, ou seja em quais modos de ingresso os alunos que entram tendem a não se desligarem mais que em outros modos. Como abordagem paralela do projeto, elaborou-se um formulário eletrônico para ser disponibilizado aos alunos desligados ou em trancamento nos diferentes cursos, a fim de diagnosticar quais fatores contribuíram para esta situação, sejam eles fatores individuais do estudante, fatores internos à instituição ou fatores externos. Acredita-se que essa etapa será de extrema importância para reconhecimento dos fatores facilitadores e dificultadores da trajetória estudantil e proposição de ações que contribuam para a permanência e êxito dos estudantes. Tais informações poderão subsidiar, ainda, melhorias nos cursos atuais oferecidos pela Instituição ou no planejamento de novos cursos. Uma das dificuldades do desenvolvimento do trabalho foi o acesso aos dados, pois eles estão distribuídos em diferentes ambientes do sistema de registros acadêmicos. Ao final do projeto, pretende-se apresentar as conclusões à Comissão Interna para Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes (CIAAPE) do Campus Farroupilha.

Indicadores, Avaliação institucional, Êxito, Retenção, Evasão.