Detalhes do Trabalho
Título do Trabalho
Desenvolvimento de Jogo 3D para auxílio no Ensino-Aprendizagem de Algoritmos
Autor(es)
Garrenlus De Souza, Rafael Vieira Coelho, Erick Cignachi, Gabriel Müller, Raiana Gaiardo Girardi, Otavio Henrique Gardini Capovilla
Nível / Modalidade
Médio - Técnico / Ensino
Resumo

A transmissão de conhecimento na área da educação é uma tarefa árdua. Em áreas relacionadas à lógica e aritmética, os desafios são complexos devido à forma como o conhecimento básico é transmitido. O aluno está acostumado à um estado de dependência no qual a apropriação de algo novo é resultado restrito de um processo acompanhado pelo professor. Frente à este cenário, cabe ao educador encontrar um meio de fazer com que a turma como um todo avance sem que se torne dependente de sua tutela, estimulando assim o desenvolvimento autônomo. Neste contexto, jogos podem ser utilizados como uma alternativa ao método tradicional de ensino. Jogos exigem análises elaboradas, experimentação e aprendizado. Para que haja um avanço do jogador, este tem de desempenhar suas ações de maneira eficiente, adaptando-se às mecânicas e recursos disponíveis. Sendo assim, o presente projeto visa expor as potencialidades de uma abordagem de ensino dentro do universo dos jogos digitais como uma forma de auxílio no aprendizado de programação de computadores. Está sendo desenvolvimento um RPG (Role Playing Game) com gráficos 3D voltado ao universo da programação, sendo dividido em três fases distintas: (1) ambientada temporalmente no medievo, onde o foco são os algoritmos e lógica básica de programação e raciocínio lógico; (2) ambientada na atualidade e o destaque são as linguagens de programação C e Python (sintaxe, modularização, recursividade, etc.); e (3) ambientada num futuro fictício com a Programação Orientada à Objetos como assunto (classes, polimorfismo, herança, encapsulamento, etc.). No que se refere à implementação, decidiu-se por utilizar o middleware de desenvolvimento gráfico Unreal Engine (versão 4.18) junto à diversas outras ferramentas, como Visual Studio 2017 (linguagem de programação C++), Blender 2.79, Magica Voxel, GitHub, Google Docs, Presentation e SpreadSheets. A utilização destas ferramentas parte de um processo bem definido de desenvolvimento ágil. A equipe de desenvolvimento foi dividida em três núcleos: (A) Core: aspectos físicos e de IA; (B) Design: elaboração de cenário e personagens; e (C) Engine: jogabilidade e processamento. São realizadas reuniões quinzenais nas quais são discutidas as demandas e distribuídas as tarefas para o ciclo. O projeto apresenta significativos resultados, tendo 197 tarefas concluídas até o momento e uma vasta quantidade de material produzida, desde pesquisas relacionadas a componentes de software à elaboração de sistemas de inventário, exemplares de inteligência artificial e criação de adereços e cenários diversos.

Palavras-Chave
Jogos3D, Algoritmos, Educação, Unreal Engine, Role Playing Game.