ESTE CAMPUS É SEU! APROXIMANDO A COMUNIDADE COM O CAMPUS RESTINGA
Marielle Barros Medeiros, Caren Rejane de Freitas Fontella
Médio - Técnico / Ensino

Este projeto é uma parceria entre o setor de ensino e o setor de comunicação do campus Restinga, e tem como objetivo principal fomentar na comunidade do bairro onde o campus está inserido o desejo de estudar na instituição, por meio de visitações guiadas ao campus, nas quais os visitantes conhecem desde a estrutura e cursos ofertados até as oportunidades existentes, tais como projetos de ensino, pesquisa e extensão. Como objetivos específicos o projeto pretende proporcionar espaços de integração entre o campus e a comunidade; divulgar o campus Restinga e o processo de ingresso; despertar nos estudantes do bairro e bairros do entorno a vontade de continuar os estudos; promover os cursos de extensão, pesquisa, ensino e atividades realizadas no campus. A metodologia usada consiste em agendamento da visita pelas escolas através de e-mail ou formulário online. A visita conta com uma apresentação institucional, tour pela escola (biblioteca, laboratórios, espaços de convivência), lanche coletivo e apresentação de atividades culturais. O Campus Restinga do IFRS está localizado no extremo sul de Porto Alegre, no bairro Restinga. O bairro dista 25 km de distância do centro da cidade e convive com um grave problema de vulnerabilidade social e negligência por parte do poder público. A historia do Campus Restinga nasce da luta da comunidade pela “Escola Técnica Federal de Porto Alegre na Restinga”. Esta luta inicia em 08 de maio de 2006 com a criação da Comissão Pró-implantação, composto por movimentos sociais, por militantes da educação, da economia solidária e das Organizações Não Governamentais (ONG’s). Essa conquista constituiu uma grande vitória para o município e para a Restinga, garantindo o fortalecimento de políticas públicas para a educação e para a inclusão social. É neste contexto de luta que nasce o campus Restinga, portanto a criação deste projeto (Este Campus é Seu!) possui seu maior objetivo com o compromisso de integrar a comunidade do bairro com a instituição, fomentando o interesse pela continuidade nos estudos visando o campus como uma oportunidade de ensino gratuito e de qualidade ofertada dentro do bairro, uma vez que o bairro possui apenas 3 escolas outras escolas de ensino médio além do campus, o que não atende a toda a população do bairro, de forma que muitos moradores precisam se deslocar para outros bairros ou zona central da cidade para estudar. Queremos a partir do projeto, ter a possibilidade de mostrar mais oportunidades para a comunidade que reside no bairro, em bairros do entorno, mostrar que boas oportunidades, de ensino gratuito e de qualidade se encontram dentro de um bairro de periferia que foi, por muito tempo, negligenciado pelo poder público por meio da negação de direitos básicos; queremos mostrar que este campus é deles, para eles; para todos nós.

Visita, Comunicação, Divulgação, Integração.