JOGO GENIUS ADAPTADO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU MOTORA
Bruno Fogali, Altair Farina, Fernando Hoefling Dos Santos
Médio - Técnico / Ensino

É de extrema importância o estimulo da memória e coordenação motora em pessoas com deficiência intelectual. Atividades pedagógicas simples mas de grande eficiência são utilizadas para estimular alunos. Podemos tomar como exemplo jogos de encaixe, jogos de memória, bingos, lego, atividades de recortar, rasgar e colar, entretanto, nenhum deles eletrônico. O projeto em questão surge a partir da dificuldade que as instituições encontram em utilizar e até mesmo adquirir um jogo eletrônico que estimule estes sentidos, almejando uma configuração construtiva adaptada para esse perfil de aluno. Baseado no famoso jogo Genius da marca Estrela, o projeto traz um design que facilita a interação do jogador com o jogo. Botões grandes e robustos que suportam um pancadas mais fortes, afastamento adequado entre eles, indicações luminosas e sonoras mais intensas no próprio botão e um tempo de espera maior entre as jogadas tornam o jogo mais acessível para o aluno. Para o desenvolvimento estrutural do projeto utilizam-se materiais reutilizáveis. As botoeiras são confeccionadas à partir do bulbo acrílico de lâmpadas LED’s que foram descartadas e sua estrutura é construída com retalhos de madeiras também provenientes de descarte de uma fábrica de móveis. O protótipo será alimentado em baixa tensão visando a segurança dos usuários. A lógica de programação do projeto foi desenvolvida com a plataforma Arduino. A placa utilizada (Arduino UNO) é o cérebro do jogo. A programação está em fase de conclusão, ajustes estão sendo realizados na protoboard para que o jogo fique mais acessível para o público que temos em vista atender. A parte estrutural está sendo projetada e logo entra em fase de confecção. A princípio o jogo será de tabuleiro, porém, pode ser facilmente adaptado para diferentes perfis de usuários, visando ainda mais a inclusão de jogadores. O protótipo será doado para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Veranópolis) e sua utilização poderá ser expandida para outras instituições que já demonstram interesse no jogo, tendo em vista o baixo custo do mesmo e os grandes benefícios que ele traz para os usuários.

Jogo interativo, Acessibilidade, Deficiência intelectual.