Software Mobile para Responsáveis de uma Escola de Educação Infantil
Braian Borba, Ricardo Augusto Manfredini
Graduação / Ensino

O presente projeto em planejamento para trabalho de conclusão do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pretende descrever o desenvolvimento de um software, focado na comunicação entre responsáveis x educadores nas escolas de Educação Infantil e utilizando a plataforma mobile de dispositivos. O software em questão pretende suprir uma necessidade do mercado na cidade de Farroupilha e Região, otimizando a troca de ideias entre os atores envolvidos, uma vez que ainda se utilizam processos manuais que tornam o trabalho mais difícil, causando falhas (lentidão e ineficiência) na comunicação. Outro ponto importante é que, após o reconhecimento da educação infantil por parte do governo brasileiro, inserindo as pré-escolas na Lei n° 9.394/96 (LDB), mudou-se completamente os objetivos destas instituições, nas quais agora são responsáveis pelo crescimento, aprendizagem e evolução da criança.
Com isso, o objetivo do trabalho é facilitar os fluxos de comunicação entre responsáveis e educadores dentro das demandas diárias da Educação Infantil, por meio da disponibilização de um aplicativo móvel para os responsáveis. Para cumprir este objetivo, será levantado referencial teórico sobre comunicação entre responsáveis versus escolas, focado na comunicação e justificando as funcionalidades do sistema. Com o mesmo intuito de justificação, será levantado estudo da legislação que rege a educação infantil. Não menos importante, será levantado estudo sobre as ferramentas atuais para desenvolvimento de aplicação multiplataforma, além claro do desenvolvimento de um protótipo da aplicação, passando por processos de engenharia de software, até a codificação.
Como ferramentas e métodos será utilizado as tecnologias de programação de desenvolvimento mobile híbrido, juntamente com framework REST e a API do Google Maps para a funcionalidade de aviso de busca do aluno. O Front-end será desenvolvido utilizando linguagem web (HTML5; CSS e framework; e JS + JQuery) e para as notificações do software será utilizado as push notifications. O software para os responsáveis terá as funcionalidades de consulta da ficha do aluno, manutenção de dados de alergias/intolerâncias, lembretes e anexo de documentos. Poderão também visualizar a situação das faturas mensais e solicitar nova via de boleto. Na tela principal poderão selecionar a criança, trazendo dados como: resumo diário, atividades, eventos, fotos tiradas, comunicados e cardápio. Na tela da agenda poderão visualizar estas mesmas informações. Por fim, também conseguiram visualizar fotos, chat, avaliar a escola via formulários e notificar a busca do aluno.
O software idealizado pretende garantir uma boa comunicação e participação na vida e crescimento da criança por parte do responsável, afinal uma boa comunicação não depende apenas da Escola, mas também a família precisa estar presente.

Escola de Educação Infantil, Software mobile, Híbrido.