Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade
Leticia Gobbi Da Silva, Viviane Catarini Paim
Médio - Técnico / Extensão

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) entrou em prática no IFRS - Campus Farroupilha em 2017 e seu objetivo é promover debates com a comunidade escolar e também com a comunidade externa sobre a problemática de gênero e da diversidade sexual e, através de uma reflexão crítica, desenvolver ações através de estudos e pesquisas orientados pelo respeito à diferença e à equidade social, atuando no combate às diferentes formas de violência de gênero e sexual. As desigualdades econômicas e sociais entre as chamadas minorias sociais – mulheres e LGBTs - são facilmente observáveis em nossa sociedade. Ressalta-se que as mulheres são as que vivenciam uma série de violências específicas e cotidianas, fazendo o Brasil ocupar o quinto lugar no mundo em relação ao número de assassinatos de mulheres. Já em relação à comunidade LGBT, esta sofre, de forma intensa, graves violações de direitos humanos. As diversas formas de violência motivadas por preconceito e que fomentam as desigualdades sociais e políticas, privam essas minorias sociais de seus direitos e, consequentemente, prejudicam o desenvolvimento de uma cidadania plena. Diante disso, foi desenvolvido um projeto de extensão, neste ano de 2018, com vistas a consolidar as ações do NEPGS, tendo como objetivo principal desenvolver atividades voltadas à educação, para a diversidade de gênero e sexualidade, em acordo com a política dos Institutos Federais, na promoção do direito à diferença, à equidade, à igualdade e ao empoderamento dos sujeitos, contemplando alunos e servidores, bem como, comunidade externa. A metodologia é desenvolvida através de reuniões de estudo com a equipe executora e bolsista, tendo por finalidade preparar as ações e organizar as atividades, além de avaliar a eficácia das atividades já realizadas. O projeto prevê algumas atividades, entre elas: a realização de curso de formação em gênero e sexualidade para professores do município de Farroupilha e realização de palestras, cine debates, cafés culturais, apresentações musicais, exposições artísticas e dramatizações, que abordem a temática do núcleo. Sendo assim, configura-se como um espaço de diálogo do IFRS e da comunidade local na superação de preconceito em relação as minorias de gênero e sexuais. Todas as ações propostas para serem executadas são precedidas de pesquisa, colaborando assim, para a formação dos alunos envolvidos no projeto. Como o projeto está em desenvolvimento, cita-se como resultados parciais a conscientização e representatividade na temática LGBTQ+, pois foram confeccionados cartazes e expostos no campus do Dia Internacional de Combate à Homofobia, 17 de maio, e no Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+, 28 de junho. Nesse último, houve também um bate-papo feito com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio sobre Orientação Sexual, Identidade de Gênero, Expressão de Gênero e Sexo Biológico, além da importância da abordagem de tais assuntos no ambiente escolar, mas também fora dele.

gênero, sexualidade, direitos humanos, igualdade, diversidade.