Projeto de Ensino “Engenheiros do Futuro – Desenho / CAD”
Jonas Bitencourt
Graduação / Ensino

Segundo dados do CONFEA, há no Brasil uma grande defasagem na formação de engenheiros, cerca de 20 mil por ano. O Brasil, anualmente, forma cerca de 40 mil engenheiros, número muito inferior se comparado com outros países. O CONFEA também informa que desses 40 mil formandos mais da metade opta pela engenharia civil, a área que menos emprega tecnologia. Assim, setores como os de petróleo, gás e biocombustível são os que mais sofrem com a escassez desses profissionais. O projeto de ensino "Engenheiros do Futuro - Desenho/CAD" trata-se de um curso em formato extracurricular desenvolvido com os alunos do ensino médio. Nele os alunos tem contato com conteúdos e técnicas relacionadas ao desenho técnico, metrologia, ferramentas CAD/CAM e prototipagem. Além de desenvolverem, ao final do curso, um projeto que será produzido por uma empresa real. Dessa forma, os alunos poderão visualizar todas as etapas e processos de fabricação do projeto que executaram. O principal objetivo é desenvolver um novo modelo de ensino para o desenho técnico, integrado as ferramentas CAD, voltado para o ensino médio e com formato extracurricular. Visa estimular o interesse pelas áreas da Engenharia e oportunizar aos alunos o conhecimento que poderá ser útil na graduação e na vida profissional. Além de suprir uma lacuna do ensino médio, visto que este assunto não é tradado no currículo básico e realizar atividades que contribuam para o desenvolvimento social e redução das desigualdades. O modelo criado foi implementado junto às turmas do ensino médio integrado do IFRS – Campus Farroupilha. Participaram 34 alunos, distribuídos em duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde. Ambas contaram com 42 horas de atividades, distribuídas em 14 encontros semanais de 3 horas. O projeto ocorreu no período de 14/03/2018 a 27/06/2018. Ao término do projeto pode-se perceber um ótimo desempenho dos alunos. Isso foi verificado através dos resultados da prova teórica, onde os alunos da manhã obtiveram uma média geral de 8,93 e os da tarde 9,42, em uma escala de 0 a 10. Além disso, visualizou-se o correto uso das ferramentas CAD nos projetos finais. Estes estavam de acordo com as normas ABNT. Para concluir, pode-se dizer que através de pesquisas foi indicado aumento do interesse, por parte dos alunos, em realizar cursos na área de engenharia. Provando que, realizar atividades que ampliem o conhecimento dos alunos acerca de outras áreas pode resultar em escolhas de graduação diferentes do convencional (administração, direito...).

Engenharia, Design Science Research, desenho técnico.