Plataforma Nilo Peçanha - uma aplicação ao ensino da Estatística no curso de ADS
Diego Turchetto, Delma Tania Bertholdo
Graduação / Ensino

A Plataforma Nilo Peçanha foi lançada em março de 2018 pelo Ministério da Educação e traz dados de mais de 650 unidades de ensino que participam da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil. O levantamento foi realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e consiste de uma base estatística para análise de dados e de indicadores. Sua principal finalidade é de avaliar a situação da rede federal de ensino e permitir a criação de políticas públicas para aprimorar a educação profissional brasileira, facilitando a sua gestão e o seu monitoramento. Um dos grandes desafios da plataforma é a sua divulgação a professores, alunos, pesquisadores e população em geral, pois seu acesso é livre. Trata-se de uma importante ferramenta de dados que permite, através de seus diversos filtros, obter informações rápidas, especificadas e atualizadas sobre o ensino da rede federal. Assim, torna-se um importante aliado para o manuseio de dados no ensino de conceitos de Estatística Básica que envolvam escolhas de variáveis, construção de tabelas e gráficos, tabelas dinâmicas, análise de medidas de tendência central e de dispersão, análise de correlações entre diversas variáveis e a exportação de dados para uma outra ferramenta de trabalho, como a planilha eletrônica (Open Office ou Excel, por exemplo). Assim, este trabalho teve como objetivo relatar a experiência de utilização da Plataforma Nilo Peçanha como recurso didático para a disciplina de Estatística do curso de Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFRS câmpus Farroupilha. A metodologia de aplicação da plataforma foi inicialmente a sua apresentação e exploração das suas múltiplas ferramentas. Num segundo momento, os alunos buscaram as informações referentes ao curso ADS para os três campus do RS e para os três estados do sul do Brasil, utilizando-se das variáveis número de vagas, número de alunos matriculados e número de mulheres no curso. A partir dessa seleção de dados, os alunos elaboraram diversas tabelas e gráficos, aplicando os conceitos de estatística. Posteriormente, essas informações foram partilhadas em sala de aula pela apresentação das informações de forma coletiva. Desta forma, o aluno do curso de Análise de Sistemas percebe a importância da plataforma como base de dados e, ao mesmo tempo, exercita sua capacidade de busca e análise de informações, permitindo que desenvolva seu poder de síntese e de reflexão sobre um determinado problema. Essa ferramenta mostrou-se de fácil manipulação e exportação para outros sistemas e permitiu um efetivo aprendizado dos conceitos estatísticos básicos.

Plataforma Nilo Peçanha, Estatística, ADS.