Educação e Trabalho: percepções de jovens estudantes de cursos de ensino técnico integrados ao Ensino Médio
Poliana Antunes, Daniela De Campos, Osmar Lottermann
Médio - Técnico / Pesquisa

A lei de criação (no. 11892/2008) dos Institutos Federais, preconiza que, no mínimo, metade de suas matrículas sejam destinadas a educação técnica de nível médio, prioritariamente em sua modalidade integrada. Percebe-se que muitos dos jovens inseridos neste contexto, além do tempo dedicado a sua formação, por vezes estão vinculados a alguma atividade laboral ou realizam algum curso técnico em outras instituições, como o Senai ou Senac. Muitos estudantes, a despeito da escolha por frequentar um curso técnico integrado ao ensino médio, não parecem motivados em seguir na área que lhes proporcionará um certificado profissionalizante. Sendo uma impressão que merece ser melhor explorada e a fim de produzir conhecimento mais elaborado sobre esses estudantes e suas escolhas profissionais, pretende-se, com essa pesquisa, realizar essa tarefa. O projeto tem como objetivos entender a relação existente entre a escolha por um curso médio profissionalizante e aquilo que os jovens aspiram para seu futuro profissional, ampliar o conhecimento acerca do alcance do Ensino Médio na vida dos seus alunos, oportunizar um espaço de iniciação científica aos discentes e aprofundar as pesquisas e discussões sobre Ensino Técnico no âmbito do IFRS. No que diz respeito a metodologia do projeto devemos levar em consideração que este tem caráter predominantemente qualitativo, pois toma como respostas ao problema de pesquisa, as manifestações dos alunos participantes, coletadas por meio de questionário não identificado. A pesquisa está sendo feita com estudantes do Curso Técnico em Informática e do Curso Técnico em Administração, ambos integrado ao Ensino Médio, do IFRS, Campus Farroupilha. O projeto em questão está em andamento, de forma que já foi realizada, pelos integrantes do projeto, uma pesquisa bibliográfica e documental que permitiu um aprofundamento do estudo sobre as categorias e conceitos que motivaram o presente projeto e que fundamentam o problema de pesquisa. A equipe de pesquisa vem realizando também reuniões periódicas de estudo e discussão dos temas relativos ao trabalho. No presente momento, o projeto se encontra na fase de aplicação do questionário e assim recolhimento do material necessário para a análise e alcance do resultado final esperado para a pesquisa. Sendo este, a ampliação do conhecimento sobre os estudantes que estão vinculados aos cursos integrados nos Institutos Federais, partindo da realidade vivenciada no Campus Farroupilha. Com isso, estratégias destinadas a permanência e êxito desses estudantes podem ser melhor traçadas. Deseja-se também, ao término dessa pesquisa, ampliar os temas estudados dando continuidade ao trabalho em outros projetos, vinculando, se possível, a trabalhos de conclusão de curso.

Jovens, Ensino Médio, Educação, Trabalho.