A IMPORTÂNCIA DO USO DE ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA
Tiago Pereira Silva, Juliana Cristina Mauri, Cecília Melotto, Carolina Sachet, Thaís Sebben Fabro
Fundamental / Pesquisa

O acompanhamento e a observação do clima sempre foram muito importantes para a sobrevivência humana. Atualmente, saber sobre as condições climáticas influencia diretamente no dia a dia das pessoas. As informações sobre o clima possuem inúmeras utilidades para as atividades humanas, como na agricultura, na pesca, nas forças armadas, no turismo e nas telecomunicações. A agricultura é um dos setores econômicos mais importantes e é aquele que mais depende das condições ambientais, pois o clima influencia diretamente no desenvolvimento dos vegetais. As condições climáticas, por isso, devem ser adequadamente avaliadas antes de se implantar uma atividade agrícola. Cada cultura necessita de condições favoráveis durante todo o seu crescimento, isto é, exige determinados limites de temperatura, de uma quantidade mínima de água e de um período seco para a colheita, por exemplo. O conjunto dessas condições é que fará uma determinada região ser considerada apta para uma dada cultura. Com isso, buscou-se pesquisar sobre a importância de dados climatológicos para o desenvolvimento da agricultura, por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista que será respondida por pais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, que trabalham como agricultores nas diversas localidades que integram o distrito de Nova Milano, no interior de Farroupilha/RS. Esse questionário abordará assuntos como: tipo principal de cultivo, utilização de dados climáticos para os vários processos da atividade agrícola (adubação, tratamento, plantio, poda, colheita), forma de acesso a esses dados e com que frequência o agricultor utiliza esses dados para o desenvolvimento da sua atividade. Por meio da análise das informações obtidas, será possível identificar a relevância dos dados apresentados com a utilização de uma estação meteorológica. Além disso, será possível identificar as principais finalidades desses registros climatológicos junto à produção agrícola local, pois, concomitantemente, será obtido um perfil dos produtores da região, identificando seus principais cultivos e o padrão de dados que futuramente interessarão a eles. A implementação da estação meteorológica na escola, portanto, será didática e, ao mesmo tempo, proveitosa para a localidade em que está inserida. Uma vez que a escola Santa Cruz é uma das 5 integrantes do projeto Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, fomentado pelo CNPq , uma estação meteorológica será instalada nas dependências desta mesma escola. Espera-se que os dados climatológicos monitorados constantemente pela estação tenham, não só um caráter didático para os alunos, mas que também sejam muito úteis para os agricultores da localidade.

estação meteorológica, agricultura, dados climatológicos.