Na prática de engenharia, é comum se encontrar a aplicação de fatores equivalentes ou coeficientes específicos, que tem por objetivo o emprego de hipóteses simplificadoras, como no caso de pequenos deslocamentos e rotações bem como ligações idealmente rígidas ou perfeitamente flexíveis, que permitem ao projetista a resolução dos problemas de maneira mais acessível. Entretanto, especialmente no caso de estruturas metálicas esbeltas, existe a presença de fortes comportamentos não lineares que afetam significativamente o desempenho dos sistemas estruturais por não considerarem o efeito global e configuração dos componentes que apresentam diferentes parâmetros de rigidez. Dessa forma, o estudo dos fenômenos não lineares em pórticos de aço se apresenta como um tema de pesquisa interessante, ao possibilitar a comparação dos resultados em distintos modos de análise e o desenvolvimento de novas estratégias para a etapa de projeto. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo a implementação de rotinas numéricas capazes de representar os efeitos da não linearidade geométrica e da não linearidade das ligações semirrígidas entre viga e coluna na análise estática de pórticos planos de aço. Para tanto, a base computacional desenvolvida em projetos anteriores será expandida para perceber os diferentes tipos de não linearidade, buscando a validação das rotinas implementadas frente a exemplos disponíveis na literatura especializada. Baseado nos resultados obtidos, pode-se notar grandes variações nos valores de deslocamento, quando da não linearidade geométrica e uma majoração considerável na distribuição dos momentos fletores, quando da não linearidade das ligações. Espera-se que a combinação das duas fontes de não linearidade demonstre comportamentos ainda mais notáveis em comparação à resposta linear. Por fim, é possível afirmar que as investigações realizadas neste trabalho, ainda que comumente realizadas pela comunidade acadêmica, são relevantes por potencializar o melhor entendimento dos fenômenos físicos que atuam nos sistemas estruturais metálicos e o aprimoramento de algumas hipóteses utilizadas em mecânica aplicada, ao se abordar um comportamento normalmente negligenciado, sem solução analítica, através das soluções numéricas disponíveis, proporcionando uma melhor interpretação de seus efeitos.