Detalhes do Trabalho
Título do Trabalho
Desenvolvimento de um Aplicativo Móvel para Emparceiramento em Torneios Enxadrísticos
Autor(es)
Leonardo Bortolini, Augusto Massashi Horiguti, Felipe Martin Sampaio
Nível / Modalidade
Médio - Técnico / Pesquisa
Resumo

Torneios enxadrísticos necessitam de softwares para sua administração (relação de partidas, definição de adversários e atribuição de cores), estes que seguem uma série de regras definidas pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Assim, as competições podem ser organizadas de forma rápida e dinâmica. Os programas utilizados para este fim possuem interface de difícil uso, além de possuírem alto preço. O objetivo deste projeto é desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis, com foco na plataforma Android, que cumpra todas as regras definidas. Dentre os sistemas de emparceiramento, os contemplados serão: Suíço e Round Robin. O Sistema Suíço parte do princípio de combinar jogadores que estejam com desempenhos próximos no torneio. Já o Round Robin, combina os jogadores de tal forma que todos se enfrentam uma vez. Para o desenvolvimento do projeto, primeiro foi realizado um estudo sobre as regras de emparceiramento, com foco no Sistema Suíço, o qual apresenta maior grau de complexidade. As principais ideias para o seu emparceiramento são: Os jogadores ficam ordenados conforme seu identificador (quanto menor, melhor ranqueado); cada jogador não pode jogar três vezes a mais com uma cor (branca ou preta) do que outra; não pode jogar três vezes seguidas com a mesma cor e não pode enfrentar o mesmo adversário mais de uma vez. Outrossim, existem regras para formar os grupos de jogadores com base em sua pontuação, para trocar jogadores de grupo, e a ordem para emparceirar os grupos. Após a o estudo das regras, foi realizada a implementação das regras de emparceiramento e das estruturas de dados necessárias, utilizando a linguagem de programação Java. As atividades do projeto se focaram, até o momento, na implementação do Sistema Suíço, em conta do alto nível de complexidade do código. O módulo desenvolvido é focado na combinação de jogadores e cumprimento de regras: Em conta das regras individuais de cada jogador, não é possível tratá-los individualmente (âmbito local), uma vez que a combinação encontrada para os primeiros integrantes do grupo pode impossibilitar o emparceiramento dos outros (âmbito global). Assim, a solução encontrada foi primeiramente combinar os jogadores, utilizando um algoritmo de busca em profundidade, aplicando as regras definidas pelo Sistema Suíço. Após, o melhor emparceiramento possível é escolhido através da atribuição de pontuação, com base na quantidade de jogadores que tiveram regras respeitadas e no seu ranqueamento. Como resultado parcial, tem-se a implementação da lógica de emparceiramento do Sistema Suíço finalizada. Protótipos de teste utilizando a plataforma Android para o desenvolvimento das interfaces do aplicativo estão sendo desenvolvidas, as quais servirão de base para a implementação da aplicação em si. Como próximos passos, planeja-se a implementação do Sistema Round Robin, a execução de testes mais exaustivos com ambos os sistemas de e as suas integrações com as interfaces gráficas do aplicativo móvel.

Palavras-Chave
Xadrez, Sistemas de Controle, Emparceiramento.