Os sistemas estruturais formados por treliças de aço são largamente utilizados em construções residenciais, comerciais, industriais e, em especial, coberturas de grandes vãos livres que necessitam de espaços amplos e adaptáveis, como hangares, depósitos, shoppings, fábricas, dentre outros. A velocidade de execução da obra em conjunto com a alta resistência mecânica, são algumas das principais características que tornam as treliças uma alternativa rentável e prática no segmento da construção metálica. Para atender a crescente demanda deste setor produtivo, os engenheiros projetistas, normalmente, são forçados a seguirem regras/códigos normatizados para o cálculo e dimensionamento das estruturas. Tal procedimento considera uma série de simplificações e idealizações do sistema real, principalmente nas ligações, produzindo um desvio entre o comportamento teórico e real da estrutura, aumentando o risco de falha destas estruturas. Neste sentido, são necessários maiores investimentos em pesquisas e estudos destes sistemas para melhorar a precisão e segurança dos projetos estruturais envolvendo treliças. Atendendo ao exposto, o propósito deste trabalho consiste em executar um programa experimental para o estudo de uma treliça plana sob cargas incrementais. Para isso, a metodologia de projeto foi conduzida da seguinte forma: inicialmente, realizou-se uma investigação bibliográfica a fim de prever a configuração experimental, instrumentação e sequência dos testes envolvendo uma treliça plana de aço, formada por cantoneiras de abas iguais e ligações parafusadas, a qual foi construída em um trabalho precedente à este estudo. Posteriormente, realizou-se a confecção e instalação do aparato experimental previsto na etapa anterior, envolvendo a fabricação do sistema de carregamento incremental, sistema para restrição do deslocamento lateral da treliça e, finalmente, sistema de detecção dos deslocamentos nodais vertical e horizontal. Ao término das atividades mencionadas, é possível apresentar uma configuração experimental adequada para a realização dos testes na treliça plana mencionada, a fim de explorar o comportamento real da estrutura frente ao carregamento incremental aplicado. Importante salientar que a configuração experimental executada permitirá posteriores comparações numéricas e/ou analíticas, contribuindo com os estudos na área de estruturas metálicas, assim como auxiliar os engenheiros projetistas que atuam em empresas deste segmento dentro e fora da nossa região.