Monitoria de matemática e suas contribuições para aprendizagem
Leticia Gasparetto, Gustavo Pietroski, Juliane Donadel
Médio - Técnico / Ensino

Muitos cursos oferecidos pelo IFRS – Campus Farroupilha possuem disciplinas que exigem raciocínio lógico e capacidade de resolver problemas matematicamente. A partir dos altos índices de reprovação, quando comparados com outros componentes curriculares nos diversos cursos, percebe-se a dificuldade dos alunos com estes requisitos. Com isso, a monitoria de matemática é uma ferramenta importante para ajudar os alunos com dificuldade e diminuir estes índices. A monitoria consiste na resolução de exercícios e no acompanhamento individual aos alunos dos cursos técnicos ou superiores que desejam tirar dúvidas sobre o conteúdo da aula ou que desejam reforçar conceitos que não ficaram claros no ensino fundamental. Para isso, se necessário, é disponibilizado material de apoio para o aluno reforçar a teoria. Essa ferramenta de ensino permite acompanhar os alunos mais de perto e ver as dificuldades que cada aluno apresenta, sendo que muitas destas os acompanham desde o ensino fundamental, aprofundando assim os pontos que eles apresentam mais dificuldades. O principal objetivo é ajudar os alunos que apresentam dúvidas de uma forma diferente da convencional em sala de aula. O monitor explica de uma forma diferente da qual o aluno está habituado com o professor e busca uma maneira mais dinâmica e estimulante de atingir o aprendizado do aluno e fixar as teorias. Com isso, busca-se contribuir com a redução do índice de reprovação e de evasão escolar. O monitor também busca contribuir na formação do aluno, contribuindo com questões humanas. Além disso, tem se observado o grande número de alunos que utilizam celular em sala de aula e com o intuito de melhorar as notas tanto em matemática como nas outras disciplinas e contribuir na formação do mesmo, foi realizada uma campanha de conscientização sobre o uso do celular. A campanha enfatiza os riscos e benefícios de uma forma dinâmica, através de frases, imagens e artigos científicos. Também, foi produzido um site com estudos sobre o uso do celular e a partir deste foi gerado um QR Code. Espera-se que a monitoria e a campanha de conscientização contribuam para melhorar o aprendizado dos alunos e diminuir o número de reprovações. No ano de 2017, cerca de 20% dos alunos procuraram a monitoria de matemática e estes alegam ter melhorado seu desempenho na disciplina.

Ensino, Monitoria, Matemática.