Desenvolvimento de Jogos em Python auxiliado pela biblioteca Pygame
Otavio Henrique Gardini Capovilla, Rafael Vieira Coelho
Médio - Técnico / Ensino

Existem dificuldades em desenvolver um jogo digital. Atualmente, encontram-se diversas ferramentas que foram criadas para auxiliar neste processo, como engines e bibliotecas para diversas linguagens. Antes de escolher alguma dessas tecnologias, é necessário analisar quais facilidades serão disponibilizadas pela sua escolha e assim comparar o foco do projeto com o da sua escolha, para então ter certeza que o projeto será desenvolvido com facilidade. Este trabalho selecionou a biblioteca Pygame, desenvolvida no ano de 2000 na linguagem de programação Python. Ela foi escolhida, pois continua sendo atualizada até o presente momento, por ter uma extensa documentação e por sua comunidade ser amigável e ativa. Desta forma, sua curva de aprendizado é pequena, o que não desmotiva os estudantes. Além disso, seu uso é extremamente simples, não necessitando de conhecimentos avançados na área de programação para implementar jogos de dificuldade moderada. Rapidamente, é possível fazer protótipos funcionais da aplicação com alto desempenho. Sendo assim, o presente trabalho explica detalhadamente como implementar um jogo similar a “Flappy Bird” apenas com poucas linhas de código. Para usuários um pouco mais avançados, Pygame pode ser usada em conjunto a programação orientada a objetos, assim estendendo muito suas capacidades, desta maneira criar jogos complexos se torna uma tarefa mais fácil. Esta biblioteca tem o foco em gráficos bidimensionais(2D), entretanto existem frameworks que possibilitam trabalhar com gráficos tridimensionais(3D), por mais que não seja muito popular entre a comunidade pela dificuldade elevada. Esta biblioteca tem diversos recursos para todo o tipo de aplicação, com ela é possível reconhecer entradas dos mais variados periféricos como mouse, teclado, controles de videogame, câmeras e aparelhos MIDI. Além disso, é oferecida para o desenvolvedor a opção de mixar sons, renderizar cenas com diversos objetos, utilizar imagens e trabalhar com elas (cortar, redimensionar, entre outros).

Python, Programação, Jogos, Pygame.