Detalhes do Trabalho
Título do Trabalho
Práticas corporais: ressignificando o corpo em movimento
Autor(es)
Larissa De Luca Lazaron, Vitoria Hammes Medeiros, Eduarda Portella Gallina, Denis Gripa
Nível / Modalidade
Médio - Técnico / Ensino
Resumo

O projeto de ensino intitulado “Práticas corporais: ressignificando o corpo em movimento”, vem estudando as práticas corporais em suas diferentes manifestações, buscando entender a importância e o significado das mesmas nas suas múltiplas dimensões. Tendo como público-alvo os discentes, docentes e técnico-administrativos do IFRS Campus Farroupilha, este projeto vem oportunizando ao longo do ano letivo de 2019 algumas práticas corporais a estes públicos, não se restringindo apenas a oferta de práticas em si, mas também fomentando a reflexão crítica com vistas a atribuição de sentidos pelos seus praticantes. Dessa forma, este projeto busca demonstrar que tais práticas são importantes para a formação humana e social do indivíduo, já que a experienciação traz consigo sensações e aprendizados únicos que proporcionam melhores níveis de consciência corporal. O objetivo deste projeto é oportunizar distintas possibilidades de práticas corporais no IFRS Campus Farroupilha, ressignificando as compreensões acerca do corpo em movimento e buscando compreender as diferentes finalidades e propósitos das práticas corporais, refletindo sobre as experiências dos indivíduos praticantes. Como percurso metodológico, temos duas linhas distintas percorridas pelo projeto, em que na primeira delas se levanta, estuda e propõe práticas corporais a serem realizadas pelo público alvo do projeto, e na segunda se estuda teoricamente temas ligados às práticas corporais para a elaboração de ensaios acadêmicos e posterior debate destas temáticas com as turmas do ensino médio integrado. Até o presente momento, foram propostas duas práticas corporais, são elas: a) a prática do slackline para as turmas do ensino médio integrado, iniciando com uma explicação histórica da atividade e finalizando com o compartilhamento das experiências individuais, e; b) a técnica de relaxamento “autoliberação miofascial” para o corpo docente e técnico-administrativo da instituição com o objetivo de liberar pontos de tensão no corpo. No campo teórico, estão sendo elaborados três ensaios acadêmicos com diferentes pautas que tangem o universo das práticas corporais, são elas: a) as mulheres no esporte, com o objetivo de levantar e analisar os motivos pelos quais a mulher tem tão pouco espaço no esporte e no mercado de trabalho esportivo. Para tal, pretende-se investigar como o contexto histórico vivenciado pela mulher durante a história evidenciando o esporte como um espaço para descobertas, autoconhecimento e empoderamento feminino; b) As práticas corporais na natureza analisando como essas práticas corporais se relacionam com a educação ambiental buscando formas de abordá-las no meio escolar, e; c) A competitividade na Educação Física, com o objetivo de analisar o papel desempenhado pela competitividade dentro do ambiente escolar e dos esportes que lá são praticados, propondo adaptações destes que possibilitem o desenvolvimento de diferentes valores para a promoção da formação integral do indivíduo.

Palavras-Chave
Práticas Corporais, Cultura corporal do movimento, Corporeidade.