Investigação dos estilos de aprendizagem e das necessidades educacionais específicas dos estudantes do IFRS Campus Farroupilha
Thiele Rodrigues Lemes Mietkewicz, Claudia Terra Do Nascimento Paz, Caroline Perroni, Maria Helena Schneid Vasconcel Vasconcelos
Graduação / Ensino

O presente trabalho, diz respeito ao projeto de ensino intitulado “Ações voltadas à Educação Inclusiva para Alunos com Necessidades Educacionais Específicas no IFRS, Campus Farroupilha”, o qual tem por objetivos promover a educação inclusiva através do desenvolvimento de práticas que possibilitem aos alunos o reconhecimento de suas melhores formas de aprendizagem, bem como identificar possíveis dificuldades diante deste processo. Ainda, é responsabilidade do projeto atentar para as necessidades e demandas de Atendimento Educacional Especializado junto ao Campus Farroupilha. A elaboração e aplicação de tais atividades são justificadas pela necessidade do desenvolvimento de ações profiláticas que subsidiem a educação inclusiva no Campus Farroupilha, considerando os mais distintos processo de ensino-aprendizagem existentes, inclusive quando em casos de necessidades educacionais específicas. Estas se dão através de ações que auxiliam os discentes a descobrirem suas melhores formas para a aprendizagem formal, considerando o exercício da docência numa perspectiva inclusiva, com o objetivo de conhecer e auxiliar os alunos em suas dificuldades e potencialidades, oportunizando aos mesmos um espaço onde possam ser acolhidos e ouvidos. A metodologia escolhida remeteu-se a de projetos de trabalho, visto que a execução das ações exige uma planificação e distribuição de tarefas, para a recolha de dados e de informações em conjunto. Como resultados parciais, em relação à identificação dos estilos de aprendizagem dos alunos, foi utilizado o Protocolo VARK para estilos de aprendizagem, aplicado às turmas dos primeiros anos dos seguintes cursos técnicos de nível médio do Campus: Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Informática e Administração, e Cursos Técnicos Subsequentes de Plásticos, Metalurgia, Eletrônica e Eletrotécnica. Os resultados deste instrumento já foram analisados e a devolutiva já foi realizada, tanto para os estudantes, de forma virtual por e-mail a cada discente, quanto para os professores, através de reuniões, com o objetivo de apresentar o perfil geral da turma e suas principais características em relação aos estilos de aprendizagem, sendo ofertada a possibilidade de espaços de discussão sobre os resultados. Já as necessidades educacionais especificas serão investigadas através de instrumento específico, compreendendo suas etiologias a partir de bases biopsicossociais. Tal instrumento está em fase de elaboração pela equipe do projeto, que está realizando o levantamento das respectivas etiologias e se seus referenciais, para posterior aplicação piloto e análise de resultados, em relação aos estudantes do campus.

Estilos de Aprendizagem, Necessidades Educacionais Específicas, Educação Inclusiva.