O uso de experimentos no ensino de Fenômenos de Transporte
Frederico Antoniazzi, Fernanda Raquel Brand
Graduação / Ensino

O estudo do escoamento de fluidos é de extrema importância para o desenvolvimento da tecnologia em várias áreas do conhecimento, visto que grande parte dos objetos de interesse na engenharia está sujeita à influência do comportamento e das forças associadas a esse escoamento. O processo ensino-aprendizagem dessa área de conhecimento demanda a demonstração de fenômenos complexos, muitas vezes de difícil visualização pelo educando. Dessa forma, o presente projeto de ensino está sendo desenvolvido para auxiliar na compreensão e facilitar a visualização dos conteúdos estudados em sala de aula. Busca-se desenvolver e implementar experimentos como auxílio às disciplinas de Fenômenos de Transporte, fazendo uso das bancadas didáticas presentes no Laboratório de Fenômenos de Transporte do IFRS – Campus Farroupilha. Para tal, a metodologia implementada foi a revisão da literatura que abrange revisão de experimentos já existentes na área, em particular na Mecânica dos Fluidos, a verificação de funcionamento das bancadas, a realização dos experimentos escolhidos nas bancadas específicas e então a elaboração dos roteiros para serem utilizados nas disciplinas da área de Fenômenos de Transporte. Nesses roteiros estão previstos campos para relatos individuais de como foi a experiência de cada educando, com o intuito de verificar a efetividade desse projeto junto aos alunos. Na presente etapa do projeto, utilizou-se a bancada de Escoamento em Canal Aberto em uma aula prática da disciplina de Fenômenos de Transporte para Automação a fim de promover a visualização das características de escoamento através de um objeto. Utilizou-se como objeto o modelo de estudo desenvolvido no projeto de pesquisa “Avaliação experimental da influência da rugosidade superficial em modelo obtido por diferentes processos de fundição no desenvolvimento de perfis de escoamento”, bem como a bancada previamente adaptada. Foi possível observar, pelos relatos individuais dos discentes, que aliar a experimentação à teoria permitiu uma melhor compreensão do conteúdo visto em sala de aula. Espera-se ainda que, com a aplicação dos demais experimentos em aula, ocorra um aumento significativo no interesse e motivação dos alunos, propiciando uma maior facilidade de aprendizagem.

Fenômenos de Transporte, Didática, Experimentação, Ensino.