Monitoria de Matemática para Cursos Técnicos e de Engenharia.
Andressa Conterno Dal Magro, Davi Andrighetti De Almeida, Frederico Antoniazzi, Juliana Menegotto, Juliane Donadel
Médio - Técnico / Ensino

O presente trabalho foi desenvolvido devido à demanda de possibilitar monitorias para os cursos técnicos, nas disciplinas de matemática, e para as engenharias, nas disciplinas de Pré-Cálculo, Cálculo I, III e IV. Este projeto teve como objetivo principal proporcionar aos alunos uma assistência adicional e um momento específico para a realização de exercícios referentes aos conteúdos estudados em sala de aula, a fim de propiciar um melhor entendimento dos mesmos. Além disso, os monitores realizam um trabalho contínuo de capacitação, fazendo com que estejam mais habilitados para orientar e auxiliar nos estudos dos alunos que procurarem os monitores, o que implica uma busca de ferramentas e metodologias alternativas, de modo a auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. O material de apoio foi desenvolvido e disponibilizado pelos docentes das disciplinas envolvidas. A partir dessa preparação os monitores disponibilizam horários que são amplamente divulgados, através de cartazes, do Moodle e em sala de aula pelos professores. O aluno pode então, fazer uso desses horários para discutir tópicos que julgar necessário. A partir dessa procura, o monitor propõe, através de softwares matemáticos, da utilização do quadro e de livros, uma explicação alternativa para o conteúdo abordado, resolve exercícios passo a passo e propõe exercícios para que o aluno possa praticar e para que, em conjunto com uma conversa, o monitor, ao final do atendimento, tenha a certeza se a dúvida foi ou não sanada. Neste ano, além dos encontros presenciais, os monitores, tanto dos cursos técnicos quanto os das engenharias, ofertarão dois minicursos: o de MATLAB e o de LATEX. O MATLAB é uma ferramenta amplamente usada no meio acadêmico dos cursos das áreas de exatas e engenharias. O seu uso auxilia na aplicação dos princípios utilizados nas disciplinas introdutórias de Matemática e Física em problemas de engenharia, o que possibilita ao aluno se apropriar dos conceitos já trabalhados. Já o LATEX, um programa capaz de produzir um texto em alta qualidade tipográfica, especialmente para caracteres e equações matemáticas, o que contribui para o aperfeiçoamento dos trabalhos desenvolvidos tanto por alunos quanto pelos docentes nos mais variados cursos. Em alusão às atividades já realizadas, observou-se a baixa procura pela monitoria, especialmente pelos estudantes das engenharias e dos cursos técnicos subsequentes. No entanto, nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, em comparação com o ano passado, houve um aumento considerável na procura. Por fim, a monitoria pode exercer um papel fundamental no meio acadêmico, pois além de proporcionar aos estudantes maneiras diversificadas de aprender os conteúdos não assimilados em sala de aula, seja em atendimentos individuais ou em grupo, tem demonstrado nas últimas edições que é sim uma ferramenta importante, pois oportuniza aos monitores novas experiências no meio escolar e contribui para a redução dos índices de reprovação e de evasão.

Monitoria, Matemática, Minicurso, Reprovação.